Será debatida, hoje, na Assembleia da República a despenalização da eutanásia em Portugal.
O LIVRE considera, em comunicado que “a capacidade de decidir em consciência e liberdade sobre a própria vida é um direito fundamental e intransmissível”.
O Estado tem o dever de respeitar particularmente, tratando-se de uma escolha individual pelo fim do sofrimento pessoal, refere.
O LIVRE entende que “não sendo a eutanásia, quer ativa quer passiva, uma opção do ponto de vista médico, não se pode retirar ao indivíduo em sofrimento a possibilidade de decidir de forma informada sobre como pretende dispor da sua vida”.
Eutanásia tem origem no grego euthanasía, a boa morte, sem dor nem sofrimento.
Hoje, a palavra usa-se para denominar a morte assistida ou o suicídio assistido de uma pessoa que, padecendo de uma doença incurável, degenerativa, que a levará à morte depois de um período de grande sofrimento e perda de qualidade de vida, recebe apoio de um profissional de saúde para pôr fim à sua vida através da administração ou da facilitação da autoadministração de um fármaco letal.
Em países como Países Baixos, Bélgica, Suíça e Luxemburgo, a eutanásia é permitida.
Em Portugal é ilegal e configura crime, punível até 3 anos de prisão.
O LIVRE considera, ainda, que “a capacidade de decidir em consciência e liberdade sobre a própria vida é um direito fundamental e intransmissível, que o Estado tem o dever de respeitar particularmente, tratando-se de uma escolha individual pelo fim do sofrimento pessoal”.
Finalmente o LIVRE apela “aos deputados e aos partidos representados na Assembleia da República que votem a favor da despenalização da eutanásia”.
LIVRE apela aos deputados que votem pela despenalização da eutanásia
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on