28.9 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegionalRosmaninhal promoveu borrego com muita animação

Rosmaninhal promoveu borrego com muita animação

Gastronomia de excelência, música para todos os gostos e muita animação: estes foram os “ingredientes” do sucesso da 10º edição do Festival do Borrego, que decorreu este fim de semana no Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova.
Durante dois dias, inúmeros visitantes deliciaram-se com pratos de borrego ao almoço e ao jantar, desde o ensopado às costeletas grelhadas, passando pela chanfana e a cozinha internacional.
Ao mesmo tempo, usufruíram de muita animação: demonstrações de volteio de gado, exposição de cães de pastoreio, passeios pedestres e a cavalo, live cooking, concertos, animação infantil e feira de produtos regionais.
“O Festival do Borrego é um evento que celebra a tradição da transumância neste território. Noutros tempos, para fugir ao rigor do inverno, os pastores levavam os rebanhos da Serra da Estrela para a campina da Idanha, em busca de melhores pastagens, e no verão faziam o percurso inverso”, recorda Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.
Embora a transumância faça parte do passado, Armindo Jacinto sublinha que “há uma cultura pastoril que herdámos e está na origem dos nossos produtos de excelência, com os quais promovemos a nossa economia, criamos riqueza e emprego”.
A freguesia do Rosmaninhal, pela extensão e qualidade dos seus pastos, sempre foi uma referência na rota da transumância.
Mais do que isso, um importante entreposto comercial, que se mantém até aos dias de hoje na Feira da Badana, a 30 de maio, a única feira oficial de gado ao ar livre da Beira Baixa.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Chambino, é assim que se valorizam as tradições e se promove o desenvolvimento económico. “É fundamental preservarmos o que herdámos dos nossos antepassados e, com o Festival do Borrego, fazemos exatamente isso, ao mesmo tempo que promovemos a nossa economia, cultura e gastronomia”, afirma.
Uma organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia do Rosmaninhal e da Naturtejo, EIM, o Festival do Borrego repetiu novamente o êxito.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: