22.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalIdanha e projeto LIFE Imperial aliados na conservação da Águia-imperial-ibérica

Idanha e projeto LIFE Imperial aliados na conservação da Águia-imperial-ibérica

O LIFE Imperial, projeto de conservação da Águia-imperial-ibérica em Portugal, que é dinamizado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) em parceria com 8 entidades, esteve durante o mês de maio no concelho de Idanha-a-Nova, na Zona de Proteção Especial (ZPE) do Tejo Internacional, Erges e Ponsul, para divulgar este projeto e colaborar em atividades de educação ambiental junto das escolas locais.
Em concreto, pretendeu-se dar a conhecer o projeto a vários setores da população, sensibilizando-os para a conservação das espécies e dos seus habitats, nomeadamente espécies criticamente em perigo muito raras como é o caso da Águia-imperial-ibérica.
Entre as atividades desenvolvidas, destaque para a dinamização de um Dia Aberto à população, associando as celebrações do Dia da Rede Natura 2000 (21 de maio) e do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).
A iniciativa foi organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a União de Freguesias de Zebreira e Segura e o Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional.
A aldeia de Segura, no concelho de Idanha-a-Nova, foi o cenário escolhido para realização deste Dia Aberto.
Além de numerosos Grifos e outras espécies como o Abutre-preto, o Britango e a Cegonha-preta, em 2017 esta região contava com 4 casais conhecidos de Águia-imperial-ibérica.

Aprender a proteger a Natureza e as espécies ameaçadas começa com os mais novos

A ocasião encerrou também as atividades de sensibilização e educação ambiental em escolas desenvolvidas durante o ano letivo de 2017-2018 nesta ZPE, que incluíram uma aula na escola, em janeiro, e em maio uma aula de campo que incluiu o Centro de Interpretação da Biodiversidade “Terras de Idanha” e o Canhão Fluvial do Erges em Segura.
Os destinatários destas atividades educativas foram os alunos do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Ladoeiro e Zebreira.
As atividades de educação ambiental foram dinamizadas por uma Técnica de Educação Ambiental da LPN (Projeto LIFE Imperial), em parceria com Técnicas do Serviço de Ação Educativa do Município de Idanha-a-Nova (Educação Ambiental) e do Serviço Educativo do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: