Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Dia Mundial da Orientação passou por Penamacor

Dia Mundial da Orientação passou por Penamacor
José Lagiosa

O Dia Mundial da Orientação também foi assinalado em Penamacor. A iniciativa contou com quase quatro centenas de participantes

O Dia Mundial da Orientação – WOD (sigla em inglês) também passou por Penamacor, no dia 23 de maio.

Os mapas desta edição apresentaram como pontos dos percursos elementos reais do património natural, militar, religioso, civil, entre outros, dando a conhecer o território de Penamacor de uma forma didática.

O resultado foi bastante positivo, com os 397 participantes desta edição a descobrirem o património cultural e natural da vila através deste desporto.

Os desafios deste ano contemplavam marcas de judiaria, flores, pontos de água ou portas de casas como balizas, o que permitiu uma maior interação e momentos de partilha com a população penamacorense.

Além disso, sendo estas balizas marcas do património natural e histórico da vila permitem que os mapas usados sejam sempre atuais, podendo ser usados além deste Dia Mundial da Orientação, de forma lúdica ou por desporto.

A divulgação com a criançada muito atenta

Foram várias as instituições do concelho que participaram na atividade, como a EB23 Ribeiro Sanches, o Centro Escolar, a Escola Internacional de Penamacor, a Academia Sénior da ADRACES, o Instituto Pina Ferraz, o Jardim Escola Nossa Srª das Dores e os Bombeiros Voluntários, mas também instituições de fora do município como a Escola Frei Heitor Pinto da Covilhã ou mesmo cidadãos que decidiram participar na iniciativa.

O WOD – World Orienteering Day resultou de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal, o Clube de Orientação do Centro e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. A iniciativa, que é assinalada em todo o mundo, pretendeu proporcionar às comunidades escolares e população em geral da região da Beira Baixa e zona transfronteiriça, uma experiência única através da mobilidade orientada para a descoberta, observação e sensação.

Recorde-se que Penamacor recebeu o primeiro grande evento internacional de orientação em 2016 com o Portugal O’ Meeting (POM), sendo o maior evento desportivo da modalidade que se realiza no país, e, dois anos depois, acolheu o Penamacor Internacional O’ Meeting (PIOM).

Esta foi a segunda edição do WOD em Penamacor.

Comentar