Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Docente da ESACB/IPCB em Mobilidade Erasmus na Polónia

Docente da ESACB/IPCB em Mobilidade Erasmus na Polónia
José Lagiosa

No âmbito do programa Erasmus+ o docente da Escola Superior Agrária do IPCB, Fernando Pereira efetuou uma deslocação à Faculty of Environmental Engineering and Spatial Management (FEESM) da Poznań University of Life Sciences (PULS) na Polónia, onde teve oportunidade de contactar com o professor Janusz Olejnik, responsável pelo departamento de meteorologia daquela faculdade.

Esta mobilidade teve como objetivos gerais apresentar o trabalho de pesquisa realizado na ESACB/IPCB (e Centro de Estudos Florestais, ISA-UL) no campo da hidrologia florestal e meteorologia e estabelecer uma parceria para futuros projetos, tanto de ensino como de investigação.

Simultaneamente e como este é o primeiro contacto entre as duas instituições envolvidas.

Espera-se, de facto, que esta mobilidade tenha contribuído para o fortalecimento da colaboração já existente entre o IPCB e a PULS adicionando, para além disso, novas áreas de ensino e pesquisa a essa colaboração.

O programa de mobilidade envolveu a realização de um workshop sobre o tema “Rainfall interception studies in Portugal”dirigido a estudantes, docentes e investigadores; um seminário sobre “Measurement of precipitation and energy fluxes in forest ecossystems“, bem como reuniões e uma visita de estudo com o professor Janusz Olejnik e outros membros de sua equipa (Marek Urbaniak, Klaudia Ziemblińska).

A visita de estudo foi realizada próximo da localidade de Mężyk, 90 km a NW de Poznan, numa vasta área florestal onde está instalado uma estação de monitorização dos fluxos de carbono entre a floresta e a atmosfera. Esta visita serviu para tomar contacto com instrumentação recente e também para troca de impressões sobre algumas técnicas de medição.

Paralelamente, o docente da ESACB/IPCB teve também oportunidade de visitar, próximo de Poznan, o parque Rogalinski Park Krajobrazowy, em Rogalin, e o arboreto Arboretum Kórnickie do Instytut Dendrologii PAN, em Kórnik.

Comentar