17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaRecriação da chegada de Pedro da Fonseca leva centenas ao mercado quinhentista...

Recriação da chegada de Pedro da Fonseca leva centenas ao mercado quinhentista em Proença

A recriação histórica da chegada de Pedro da Fonseca com o Santo Lenho, o pedaço da cruz de Cristo crucificado recebido, pelos seus préstimos, aconteceu a 3 e 5 de maio, no Largo Pedro da Fonseca, em frente à Igreja Matriz de Proença-a-Nova.
Os préstimos prestados, enquanto conselheiro do Papa Gregório XIII em Roma, foram, os factos históricos, relembrados na iniciativa “A Lenda do Santo Lenho”.
Pedro da Fonseca, o filósofo jesuíta que ficou conhecido por Aristóteles Português, é natural do concelho e regressado a Proença-a-Nova ofereceu este artefacto à Misericórdia, um dos fatos históricos retratados nesta encenação que trouxe ao Largo Pedro da Fonseca centenas de pessoas nos dois dias do evento que quiserem conhecer a história de Proença-a-Nova.
O Santo Lenho tornou-se então num símbolo de culto e fé, ao qual a população pedia proteção em situações de intempéries, secas, pragas e outras doenças e hoje está exposto na Capela da Misericórdia, que abre anualmente no dia de Santa Cruz, 3 de maio.
Este dia foi durante anos feriado municipal, mantém-se, no entanto, a feira anual e a devoção que faz parte da história e da cultura do concelho e que o Município quer pretende preservar.
Desta forma esta iniciativa dividiu-se em duas partes: na manhã de 3 de maio, quinta-feira, e na tarde de 5 de maio, sábado.
Promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta recriação contou com a participação do Grupo de Teatro Vaátão e com os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e Instituto Vaz Serra. história do Santo Lenho também se cruza com outro marco da história de Proença-a-Nova: a passagem das tropas comandadas pelo general Junot, durante as invasões francesas.
Diz a lenda que o Santo Lenho caiu em poder dos franceses, mas que por milagre se transformou em lata e eles a abandonaram.
Além da recriação histórica, o Professor António Manuel Silva, reitor da Universidade Sénior, deu uma palestra onde relembrou os factos mais importantes da vida e obra de Pedro da Fonseca, que muitos desconhecem, contextualizando o âmbito desta iniciativa.
A animação do mercado quinhentista contou com duas peças de teatro, um concerto de música coral, coreografias e danças e encerrou com um espetáculo de fogo.
Inserida no projeto “Beira Baixa Cultural” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta recriação contou com a participação do Grupo de Teatro Vaátão e com os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e com o apoio do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e Instituto Vaz Serra.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading