19.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioDesportoMutualista Covilhanense organiza Caminhada “Rota dos Mineiros”

Mutualista Covilhanense organiza Caminhada “Rota dos Mineiros”

A caminhada “Rota dos Mineiro”, decorre no próximo dia 9 de junho, sábado, entre São Jorge da Beira e a Barroca Grande.
A iniciativa aliará o exercício físico, a uma vertente lúdica e cultural assente na paisagem, património e história mineira desta zona do concelho da Covilhã.
Organizada pela Mutualista Covilhanense em parceria com o Município da Covilhã, o Centro de Ativ’Idades e as Juntas de Freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis e São Jorge da Beira, a atividade inclui transporte grátis em autocarro a partir da Covilhã, agendada para as 8 horas, na Praça do Município.
A concentração em São Jorge da Beira ocorre às 9h30, seguida de aquecimento e início do percurso, prevê a passagem pelo Cristo Rei, com vista panorâmica sobre o Santuário de Nossa Senhora de Fátima da freguesia, e também por Cambões e Minas da Panasqueira, terminando na Barroca Grande.
Trata-se de um percurso de aproximadamente oito quilómetros, a realizar em estrada, com grau de dificuldade fácil. A caminhada inclui reforço.
No final, pelas 12h30, os participantes visitarão a entrada das minas de volfrâmio, na Barroca Grande, seguindo-se o almoço ao ar livre nesta localidade, no Largo do Cristo do Operário.
A tarde começa com uma visita ao Museu Mineiro, às 14h30, com regresso depois ao Largo do Cristo do Operário para várias atividades recreativas, com destaque para jogos tradicionais a dinamizar pelo DespUBI – Núcleo de Estudantes de Desporto da Universidade da Beira Interior e para várias atuações musicais.
Os grupos participantes são: Grupo de Cavaquinhos de S. Jorge da Beira, Grupo de Cantares Terras do Volfrâmio (Aldeia S.F. Assis), “As Vozes do CAI” (Centro de Ativ’Idades) e Danças do Forró (Centro de Ativ’Idades). O regresso à Covilhã acontecerá cerca das 17h30.

Cartaz com programa da Caminhada “Rota dos Mineiros”

Nesta caminhada, os participantes pagarão apenas o valor do almoço, que é de 5 euros.
O transporte em autocarro está limitado ao número de lugares disponíveis, a reservar por ordem de inscrição.
Para além do DespUBI, a iniciativa tem como parceiros o MedUBI – Núcleo de Estudantes de Medicina e o UBIPharma – Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas.
A Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, que presta serviço com regularidade nesta zona do concelho, fará o apoio aos participantes na caminhada.
As inscrições podem ser realizadas na Mutualista Covilhanense, no Centro de Ativ’Idades e nas Juntas de Freguesia.
A Caminhada “Rota dos Mineiros” integra o programa das comemorações do 88º aniversário da fundação da Mutualista Covilhanense (7 de junho) e, simultaneamente, do 123º aniversário do início da sua história associativa (11 de junho).
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: