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Terça-feira, Junho 15, 2021
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Escolas do Concelho de Castelo Branco – 10 anos na Rede ESCXEL

A Rede de Escolas de Excelência (Rede ESCXEL), um projeto do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), cujos parceiros são a própria Universidade, oito municípios e respetivos agrupamentos de escolas e, ainda, o Ministério da Educação, acaba de assinalar o 10º aniversário, com a realização do 26º seminário que decorreu em Constância.
Sob tema “10 anos da Rede ESCXEL”, esta iniciativa reuniu investigadores da Universidade Nova, autarcas, professores e dirigentes escolares dos concelhos de Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei, tendo sido o mote para um balanço do que representaram estes 10 anos de parceria, o seu impacto e contributo para as melhorias desejadas, bem como uma reflexão sobre o futuro da Rede.
Os intervenientes consideraram que os objetivos que estiveram na génese desta rede colaborativa se mantêm atuais e destacaram o importante contributo das dinâmicas instituídas para a melhoria do serviço prestado pelas escolas da Rede.
Entre as diversas ações realizadas ao longo da última década, mereceram especial destaque a realização regular de seminários de boas práticas sobre temáticas atuais, de acordo com as necessidades das escolas da Rede, a dinamização de ações de formação de curta e longa duração destinadas aos docentes, as publicações científicas resultantes da investigação e os relatórios anuais – por concelho e por agrupamento de escolas – produzidos pelo CICS.NOVA.
Os relatórios ESCXEL, que apresentam um estudo aprofundado da evolução dos resultados dos alunos, envolvendo variáveis socioeconómicas e dados relativos a percursos diretos de sucesso, entre outros elementos, têm permitido uma visão relativa da evolução do sucesso, numa perspetiva mais restrita, bem como o posicionamento de cada concelho face a outros integrados na rede.
É de reconhecer a importância destes instrumentos de análise para os municípios e as escolas.
Por outro lado, a disponibilização de estudos, bem como o contacto entre docentes e escolas, tem favorecido a partilha de estratégias, antecipando soluções.
Por sua vez, os autarcas consideraram que esta interação tem sido benéfica na definição de estratégias e na assessoria às câmaras municipais, em matéria de Educação.
Os intervenientes concluíram, desta forma, que a Rede ESCXEL, que, entretanto, se internacionalizou como objeto de estudo no seio da OCDE e foi selecionada como uma das cinco melhores práticas ao nível da União Europeia, tem contribuído significativamente para melhorar as práticas de autoavaliação em cada organização escolar, facultando instrumentos e ideias de melhoria.
No final do encontro, tornou-se evidente o desejo de continuar o caminho trilhado, apostando-se, cada vez mais, na partilha de projetos, na intensificação do diálogo, bem como na realização de ações de formação e seminários que respondam aos novos desafios que se colocam às escolas e à sociedade em geral, fazendo das escolas centros de cooperação e de inovação, guiados pelo desejo de melhoria constante.
 
 

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