7.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Cereja do Fundão - a cereja que inspira uma Festa, uma Rota...

Cereja do Fundão – a cereja que inspira uma Festa, uma Rota Gastronómica e até passeios de balão

A campanha da Cereja do Fundão 2018 foi apresentada no Mercado Municipal de Alvalade, local onde o município terá uma banca com produtos regionais entre 5 e 16 de Junho

O município do Fundão apresenta a Campanha da Cereja do Fundão 2018, iniciativa que pretende promover o produto e a região através de diversas acções em Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo e Fundão.
A apresentação teve lugar no Mercado de Alvalade, onde o município terá uma banca com produtos regionais entre 5 a 16 de Junho, como as cerejas e derivados deste fruto (como bombons, pastéis, licores, chá e gin), queijos, vinhos, azeite e enchidos.
A apresentação contou com a presença do chef Leopoldo Garcia Calhau, que fez um showcooking partindo do produto em destaque, a Cereja do Fundão.
O chef Leopoldo Calhau será precisamente um dos chefs presentes na Festa da Cereja, que este ano ocorre de 8 a 10 de Junho em Alcongosta, aldeia do concelho do Fundão.
Foi também apresentada a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão 2018, a acontecer entre os dias 15 e 30 de Junho, uma iniciativa a nível nacional que abrange diversos restaurantes de prestígio e que, este ano, além de Lisboa, Porto e Algarve, conta também com a participação de restaurantes do Alentejo.
Alguns dos restaurantes já confirmados para esta edição são a Tasca da Esquina, Loco, O Prado, À Justa, Quorum e Feitoria, todos em Lisboa; Pedro Lemos, Euskalduna e Cantinho do Avillez, no Porto; L’And, no Alentejo; e São Gabriel e Vila Joya, no Algarve.
“Estas iniciativas pretendem promover um produto de excelência que é aquele que mais dinamiza economicamente a região e que projeta o Fundão a nível nacional e internacional. O desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, inspiradas na nossa cereja, tem trazido maior valorização a um produto já tão reconhecido pela sua qualidade. O investimento na investigação dos benefícios deste fruto para a saúde, em parceria com a Universidade de Medicina da UBI, bem como a introdução tecnológica do Agro IoT Centre vêm reforçar o valor da Cereja do Fundão, da inovação e da sustentabilidade do setor agrícola da nossa região ”, refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
O município anunciou também que, dia 10 de Junho, haverá uma distribuição de cerejas em voos da TAP, dando a conhecer este produto de excelência aos vários turistas que todos os dias chegam ao nosso país.

A cereja do Fundão vai ser distribuída nos voos da TAP no dia 10 de junho

 
O turismo tem sido uma forte aposta do município do Fundão, que promove ainda atividades como passeios de balão, de comboio e de bicicleta pelos cerejais, ou apadrinhamento de cerejeiras, apanha do fruto e piqueniques.
Para além destas iniciativas, há ainda o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” que decorre em vários restaurantes e pastelarias do concelho entre 1 de Junho e 1 de Julho.
Durante o mês de Junho, mesmo quem não vá ao Fundão, pode degustar o gelado de Cereja do Fundão da Santini, uma edição exclusiva e limitada que já faz a felicidade dos portugueses há 5 anos.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

OE2021: Costa abre debate de terça-feira com viabilização da proposta só garantida na generalidade

O primeiro-ministro abre na terça-feira na Assembleia da República o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que só tem...

Escola Internacional de Línguas em Vila de Rei: consulte as turmas e horários

Encontram-se ainda a decorrer as inscrições para as aulas em Vila de Rei do Curso de Inglês para crianças, adolescentes e adultos,...

100 alunos de escolas da região gravam CD com o Coro Misto da Beira Interior

No âmbito da comemoração do 30º aniversário do Coro Misto da Beira Interior, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com...

Grupo de Escoteiros de Penamacor oficialmente reativado

O Grupo de Escoteiros AEP 163 de Penamacor foi oficialmente reativado. A reativação foi assinalada com uma cerimónia de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: