A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova assinaram, a 23 de maio, um protocolo de cooperação para a realização de estágios de Formação em Contexto de Trabalho, destinados aos alunos do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos da Escola Pedro da Fonseca.
Com um total de 244 horas, estes estágios serão ministrados em articulação com a empresa OutSystems, que por sua vez irá articular com seis outras empresas do concelho, onde os alunos desenvolverão o seu plano de estudos, sendo elas a Almeida & Filhos Lda, a Ambienti d’ Interni, a Fernando Miguel Lopes Pereira e Irmão, Lda, a Cascalheira & Filhos, a Monte Barbo e a Associação de Produtores Florestais.
“Reveste-se de grande importância a celebração deste protocolo de colaboração em que a empresa OutSystems irá capacitar de forma diferenciada os alunos do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, sendo que o Município, enquanto parceiro, acolhe os alunos e fará a ponte com as empresas do concelho, permitindo que os alunos tenham um experiência profissional em contexto real e as próprias empresas possam colher maior conhecimento e com base na tecnologia otimizar procedimentos. Em suma, entendo que é aquilo que os cursos profissionais devem verdadeiramente realizar”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Ainda no decorrer deste ano letivo, os alunos irão ter a oportunidade de trabalhar nestas empresas, com o objetivo de dar a conhecer a realidade empresarial da região e as oportunidades de carreira.
Para Ricardo Araújo, director Ecosystem Talent da Outsystems, “a OutSystems pretende com esta iniciativa aumentar a sua participação na vida da comunidade educativa local, contribuindo com conhecimento para o crescimento educativo destes jovens, colaborar com as várias empresas locais envolvidas como forma de levar inovação ao tecido empresarial e, por último, criar neste grupo de estagiários a vontade de prosseguir os estudos ao nível universitário, pois é nosso objetivo no espaço de 6 a 8 anos conseguir aumentar o número de colaboradores provenientes do concelho nos quadros da empresa”.
Este protocolo insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, criado no contexto da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, na qual o Município de Proença-a-a-Nova está integrado.
O objetivo é a redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais para a reintegração do ensino na formação.
Alunos da Escola Pedro da Fonseca vão estagiar em empresas do concelho de Proença
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on