Os judocas Sub 15 da Escola de Judo Ana Hormigo fizeram história com a conquista de 7 medalhas num Campeonato Nacional de Judo.
Aconteceu no Campeonato Nacional de Juvenis que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas no passado sábado, dia 9 de junho.
Este campeonato nacional foi muito disputado e participado, contando com 23 categorias disputadas, onde participaram cerca de 350 atletas oriundos de 105 clubes.
Para além dos títulos individuais, o clube albicastrense da ex-atleta Olímpica e atual Selecionadora Nacional, conquistou o brilhante e extraordinário 2º lugar da classificação geral por clubes, sendo o segundo clube mais medalhado.
A equipa juvenil do clube albicastrense, atletas com 13 e 14 anos de idade já tinha dado bons indicadores durante a presente época desportiva com a conquista de diversas medalhas nos Opens Nacionais e outras competições internacionais nomeadamente em Espanha e França, no entanto espera-se sempre bastante competitividade no Campeonato Nacional, competição rainha de cada escalão e onde nunca se sabe o que pode acontecer, numa modalidade em que mesmo existindo favoritos podem sempre haver surpresas.
Não foi o caso, porque os responsáveis técnicos do clube albicastrense tinham previsto um desfecho muito similar ao que aconteceu, e que de alguma forma reconhece as muitas capacidades e qualidades desta jovem equipa.
Assim, três Campeãs Nacionais, três medalhas de ouro, que representam os respetivos títulos de campeãs nacionais alcançados na categoria -40 kg com Bárbara Carriço a dominar por completo todas as suas adversárias e revalidando assim o seu título nacional alcançado na época passada, sendo tornando-se assim Bi-Campeã Nacional.
Na categoria -44 kg esteve em grande destaque Ângela Carriço, vencendo também todas as suas adversárias de forma irrepreensível e na categoria -70 kg Adriana Torres, não desperdiçou no seu primeiro ano em que participa em campeonatos nacionais a oportunidade de juntar mais um excelente resultado ao seu currículo desportivo.
Duas vice-Campeãs Nacionais, e duas medalhas de prata, uma conquistada por Matilde Gonçalves na categoria -36 kg pela sua excelente entrega e participação e também Joana Carvalhinho na categoria -52 kg, que surpreendeu tudo e todos com uma consistente participação cedendo somente na final da sua categoria.
Dois Bronzes, duas medalhas de bronze, fruto das extraordinárias vitórias de João Pedro Alves na categoria de -66 kg muito disputada e das mais representativas neste campeonato nacional, e ainda Rodrigo Barata na categoria de -73 kg outra excelente prestação que encantou todos os técnicos do clube.
Participaram ainda neste campeonato nacional e com uma prestação de grande nível deixando fugir as medalhas por muito pouco e apesar de não estarem classificados em lugares de grande destaque, mas ainda assim conseguindo classificar-se em lugares de honra e excelência, Rui Anjos -46 kg obteve um honroso 5º lugar fruto de 3 vitórias e duas derrotas.
Já Denisa Grecu na categoria de -48 kg e Alexandre Boyko em -46 kg obtiveram um excelente 7º lugar, fruto de duas vitórias e duas derrotas, com o atleta mais novo e com menos experiência nestas andanças e competições, Rafael Costa a participar na categoria de -42 kg, ficou neste campeonato nacional como não classificado.
Na época passada a Escola de Judo da ex-olímpica, colocava a fasquia elevada com a conquista de 5 medalhas nacionais neste escalão etário, este ano não deixou por mãos alheias todo o seu trabalho e dedicação e deu um grande exemplo de que com trabalho e persistência tudo se consegue.
Assim, o projeto da Associação Escola de Judo Ana Hormigo, recentemente reconhecida como IPSS, festeja da melhor forma uma década de existência e demonstra assim o seu trabalho na formação de jovens atletas a nível nacional e internacional, bem como e de forma inequívoca de que no interior também se formam campeões não só no desporto, mas também na vida, formando e incutindo valores fundamentais na educação e desenvolvimento social das crianças e jovens.
Acompanharam a equipa durante a competição, os técnicos, Abel Louro, João Serrasqueiro e Mariana Milheiro. Mário Raposo foi delegado em representação da coletividade e ainda estiveram presentes inúmeros pais e encarregados de educação que se deslocaram a Odivelas para apoiar de forma incansável e extraordinária toda a equipa albicastrense.
Castelo Branco surpreende Judo português com conquista de sete medalhas, três delas de ouro
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on