A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco, estão a desenvolver, no espaço Hortas Sociais da Quinta do Chinco, o projeto COMER.COM, que abrange crianças e jovens do pré-escolar, 3º ciclo e 12º ano.
O projeto tem como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da sensibilização da comunidade escolar.
O excesso de peso e os problemas a ele associados, a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis, a compreensão da importância da alimentação na preservação da saúde, a promoção da ligação das crianças/adolescentes à terra, são os grandes objetivos deste projeto que visa contribuir para sensibilizar toda a comunidade escolar.
Nesta parceria, que se iniciou em maio, já se realizaram várias ações com as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Nun’Alvares.
A atividade vai recomeçar no próximo ano letivo, com os jovens do pré-escolar, 3º ciclo e do 12º ano.
Para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, esta parceria, como outras, vem ao encontro dos objetivos traçados para aquele espaço, ” tornando as Hortas da Quinta do Chinco não só apenas um espaço destinado ao cultivo da terra por parte de mais de 80 famílias, mas também, e essencialmente, um espaço que visa contribuir para o desenvolvimento de projetos dotados de uma forte componente pedagógica que, em articulação com a comunidade escolar, pretende melhorar o processo educativo dos nossas crianças e jovens, nomeadamente nas áreas do ambiente e da alimentação saudável”
Recorde-se que as Hortas Sociais da Quinta do Chinco, situadas entre dois Bairros da Cidade de Castelo Branco – Bairro da Carapalha e Ribeiro das Perdizes, é um projeto onde a autarquia pretende estimular a integração e a convivência social entre diferentes gerações, com idades, aptidões físicas e heranças culturais variadas, fomentando o espírito comunitário e a entreajuda.
Este espaço é também um complemento para as economias familiares, proporcionando-lhes também o acesso a uma alimentação mais variada, rica, ecológica e saudável produzida pelos próprios.
Paralelamente à utilização das hortas, a Câmara Municipal de Castelo Branco tem desenvolvido, nesta Quinta inúmeras iniciativas de carácter educativo, pedagógico e associativo com a comunidade envolvente.
Quinta do Chinco recebe projeto COMER.COM
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on