17.1 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaVencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca em Proença já são conhecidos

Vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca em Proença já são conhecidos

O tema desta edição foi Encomendação das Almas ou Janeiras

“Encomendação”, de Lucília Nunes, na categoria de poesia, e “Gente de Bem”, de Inês Montenegro, na categoria de conto: estes são os textos premiados na segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca que tinha como tema as tradições da encomendação das almas ou das janeiras.
A divulgação oficial dos resultados aconteceu durante a Sessão Solene do Dia do Município, realizada esta quarta-feira, 13 de junho, contando com a presença das duas autoras que receberão, cada uma, um prémio monetário no valor de 1.500,00 €.
Nas intervenções feitas, tanto Lucília Nunes como Inês Montenegro destacaram a importância desta iniciativa pelo apoio que dá à arte literária, à cultura portuguesa e ao património imaterial.
“Muito obrigada a Proença-a-Nova, à sua gente, à iniciativa e sobretudo a esta ideia de divulgar de forma literária o que é o nosso costume e a nossa vida”, sintetizou Lucília Nunes.
Nesta segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca foram rececionados 61 trabalhos, provenientes exclusivamente de Portugal e do Brasil que depois foram analisados pelo júri composto por Elsa Ligeiro, diretora da editora Alma Azul, Inês Cardoso, subdiretora do Jornal de Notícias, Isabel Bessa Garcia, em representação da Escola Pedro da Fonseca, Pedro Antunes, que se encontra a realizar doutoramento sobre a Encomendação das Almas e ainda por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
O júri deliberou ainda atribuir uma menção honrosa na categoria de conto a Carlos Paixão Lopes, com o texto “Outras Vidas”.
À semelhança da primeira edição, os trabalhos premiados serão editados em livro.
Realizando-se bienalmente, este concurso – que pretende promover a figura de Pedro da Fonseca, o Aristóteles Português, e incentivar a produção literária – volta a realizar-se em 2020.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: