Ernesto Candeias Martins, docente da Escola Superior de Educação do IPCB, acaba de lançar o seu novo livro “As infâncias na História Social da Educação”, publicado pela Cáritas Editora, numa sessão em que a apresentação da obra esteve a cargo do Juiz desembargador Doutor Paulo A. Guerra do Centro de Estudos Judiciais da Universidade de Coimbra.
Os historiadores têm analisado as conceções sobre a educação da infância que originaram a existência de práticas escolares e não escolares (instituições de assistência educativa e/ou de recolhimento), dependendo das finalidades a elas atribuídas.
Estes posicionamentos historiográficos, relacionados com a criança e a sua infância(s) reclamam uma análise hermenêutica e uma reflexão integrada no tempo e espaço histórico (contexto), com rigorosidade e validade interpretativa.
A historicidade e a complexidade dos fenómenos na realidade da infância ou da criança, principalmente as “outras infâncias”, aquelas à margem da normalidade, estabelecida pela escola e sociedade, estiveram marcadas pela historicidade em si da História, ou do caráter histórico da infância na modernidade e contemporaneidade.
Este é o propósito do livro abordar a história dessas “outras infâncias” nos seus diferentes enunciados e no contexto histórico em que viveram.
O livro é composto por quatro capítulos, para além da introdução.
Ainda que haja recorrências e algumas repetições, os quatro capítulos constituem uma sequência programática, que vai da teoria á prática; da conceção á reificação e aplicação; de uma genealogia histórico-social para políticas e instituições, enfim, de uma meta-infância para infâncias, outras abandonadas, recolhidas, institucionalizadas.
Apresentação do livro “As infâncias na História Social da Educação”
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on