19.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
InícioCulturaPraça Manuel Cargaleiro acolhe IV Encontro de Percussão Tradicional pelos Chibatas

Praça Manuel Cargaleiro acolhe IV Encontro de Percussão Tradicional pelos Chibatas

O IV Encontro de Percussão Tradicional de Castelo Branco realizar-se-á no próximo sábado, dia 23 de Junho pelas 21h na Praça Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco.
O evento conta com duas participações especiais, o Orfeão de Castelo Branco e a fadista Ana Paula Gonçalves, participações que os anfitriões referem ser uma mostra de interação entre diferentes vertentes musicais que se unificam para um espetáculo que promete.
“Este quarto encontro releva o trabalho contínuo que Os Chibatas – Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco tem vindo a desenvolver ao longo do tempo e o povo albicastrense ao concretizar três sucessos insurge-nos numa quarta edição. Damos ao público o que lhes é devido – o fecho da terceira edição com uma plateia que se levantou e em uníssono aplaudiu a nossa organização sem fim foi sinal de que este ano seria para repetir”, refere ao beiranews.pt, Sílvia Resende, presidente da agremiação.
A dirigente associativa acrescenta que, “a Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes não deixa por mãos alheias esta organização e Castelo Branco irá assistir, uma vez mais, a uma performance diferente e inclusiva de outros estilos musicais – rasgando a percussão num espetáculo bastante melódico que conta com a participação de outros grupos de percussão do país.
É sem dúvida um espetáculo a não perder”!
Por seu lado Tatiana Resende, coordenadora do grupo refere que “o orçamento que temos tido para este evento, tem-se mantido ano após ano, em nada alterou. O que requer um esforço maior da nossa parte para conseguirmos a presença de grupos já com algum registo notório no mundo da música.
É com muito gosto que temos recebido respostas positivas por parte destes grupos em abraçar um projecto que embora ainda seja pequeno mas que marca já o País de Norte a Sul. Estes encontros que se realizam anualmente deixaram marcas positivas a todos os grupos que já marcaram a sua presença”.
A grande novidade da edição deste ano são as participações especiais do Órfeão de Castelo Branco e da fadista Ana Paula Gonçalves.
Impunha-se pois ouvir tanto a fadista como o maestro Rui Barata.
“As participações especiais enquadradas em diversos géneros musicais são benéficas para estes encontros. Novos arranjos musicais, partilhas e parcerias são de fato um bom motivo para mover massas a assistir ao melhor que temos! O Fado, Orfeão e Percussão… Uma triologia a não perder!” refere, Ana Paula Barata.
Já o maestro Rui Barata assegura que “o Orfeão de Castelo Branco é uma entidade que conta com 68 anos de existência. Ao longo destes anos foram inúmeras as parcerias que realizamos, contudo muitas mais estarão por realizar. Já diz o ditado popular que ” ‘a união faz a força’ e é através destas uniões que os grupos ganham força e animo para continuarem a caminhar. As dificuldades são sempre muitas, mas é quando partilhamos essas dificuldades e quando nos damos a conhecer por dentro, quando permitimos que nos misturemos com outras organizações, é que vamos percebendo que tudo é possível de ultrapassar e que vale a pena o esforço e o empenho, que vale a pena continuar a lutar”.

O cartaz de um espetáculo a não perder!

Os bombos vão rufar na cidade albicastrense e na Praça Manuel Cargaleiro com a vivacidade e animação que lhes é tão característica pelos seguintes grupos:
“Os Chibatas” – Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes.
Os Carapuças – Espadanedo – Cinfães
Grupo de Bombos “Só Pedra” – Portunhos – Cantanhede
Tomba Lobos – Redondo

Bombos de Lavacolhos
e os Galandum Galundaina

Refira.se que o beiranews.pt apoia este evento já de referência em Castelo Branco.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: