27.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Junho 16, 2021
No menu items!
InícioCulturaMosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra recebe Exposição de Manuela Bento

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra recebe Exposição de Manuela Bento

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, recebe a partir de 23 de junho, a exposição da Artista Manuela Bento, que tem como ponto de partida, A Padroeira da Cidade de Coimbra.

Esta Inauguração contará com participação do Coro Carlos Seixas.
Esta obra coliga a magnitude de Santa Isabel que desde o seu nascimento, a quem foi atribuído o Poder Sagrado da concórdia, da pacificação e da fraternidade com a mais bela -” Rosa de Aragão”- representada nesta peça pelas rosas que configuram o seu milagre mais conhecido.
A peça transporta-nos de, 11 Fevereiro de 1281, data de nascimento da nossa Rainha Santa Isabel, para a modernidade, através dos seus milagres, curas e muitos outros feitos.
A pedra da base, evoca a construção da magnífica obra do Mosteiro de Santa Clara -a -Velha, que em 1314 a Rainha Santa Isabel, volta a habitar com as Freiras Clarissas de Coimbra.
A coroa de aço simboliza um prelúdio espiritual de simplicidade e pobreza voluntária da Rainha Santa, gera um sentimento de simpatia através da sua bondade e generosidade para com os que nada tinham, além do seu afeto.
A obra é encimada numa Flor de Liz que representa o Seu poder de soberania e lealdade.
A Rainha Santa Isabel era dotada de uma grande lucidez e perspicácia, quer a nível social e pessoal, quer a político ou religioso que lhe permitiu intervir de forma astuta, no tabuleiro do poder, em plena idade média.
A exposição tem como marca a presença desta Forte Figura, assim como, transmitir um vigoroso simbolismo através dos elementos evocativos.
Manuela Bento, volvidos sete anos, volta a expor num dos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra.
A exposição estará patente, até ao final de setembro.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: