19.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalAldeia de Proença-a-Nova leva proposta ao Orçamento Participativo de Portugal

Aldeia de Proença-a-Nova leva proposta ao Orçamento Participativo de Portugal

A aldeia do Vergão, no concelho de Proença-a-Nova, vai apresentar uma proposta ao Orçamento Participativo de Portugal (OPP), que abrange diferentes áreas como a recuperação e revitalização do património local, a valorização do turismo e dos produtos endógenos, a agricultura e a floresta.

O projeto “Aldeias vivas no Pinhal Interior Sul” engloba um orçamento de 150 mil euros e tem um carácter regional, sendo que prevê o alargamento aos municípios de Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Mação, com um prazo de execução de 18 meses.

Edite Fernandes e João Paulo Marrocano, são os proponentes desta proposta e pretendem valorizar o património rural construído, paisagístico, ambiental e cultural que estão em vias de desertificação humana e agro-rural.

Um dos exemplos é a aldeia do Vergão, com cerca de 60 habitantes e onde existe um antigo lagar de azeite, uma escola e a casa da professora em abandono e declínio estrutural.

O objetivo é fazer um levantamento do património, não só da aldeia do Vergão, mas de um conjunto de outras localidades para, posteriormente, definir uma estratégia de revitalização dessas infraestruturas para que possam ser utilizadas para a realização de atividades de cariz económico, social, ambiental e cultural.

Este projeto foca-se também na área do turismo, cujo objetivo passa por formar profissionalmente os operadores turísticos desta região em espaço rural e desenvolver ações de promoção dos produtos endógenos, organizando eventos como feiras de promoção e venda, provas documentadas, novas formas de comercialização e distribuição local.

A floresta e agricultura são outros pontos focados nesta candidatura e pretende também a criação de um rebanho comunitário de pequenos ruminantes com vista a uma melhor proteção contra incêndios da aldeia de Vergão e aldeias vizinhas dos concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, reduzindo assim os custos de manutenção das faixas de proteção e gestão de combustível.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: