13.2 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaDois dias dedicados a D. Dinis e Isabel de Aragão em Alcains

Dois dias dedicados a D. Dinis e Isabel de Aragão em Alcains

Salão Alma Azul, 1 de julho, domingo, às 11 horas. E 4 de julho, quarta-feira, às 18 horas

O Rei Poeta ou o Rei Lavrador, como ficou conhecido D. Dinis, e a Rainha Isabel são um dos casais reais mais conhecidos da História de Portugal.
A Alma Azul vai dedicar ao casal real do século XIV, o dia 1 de julho, domingo, e o dia 4 de julho, quarta-feira.
No dia 1 de julho, às 11 horas, realiza no seu Salão em Alcains, uma Oficina de Leitura e Escrita para crianças dos 7 aos 10 anos.
D, Dinis – o Rei Poeta, é o nome da Oficina de Leitura e Escrita para crianças do 1.º Ciclo.
A Oficina é gratuita, mas requer inscrição prévia até ao dia 29 de junho, sexta-feira, às 20 horas, através da morada: alma.azul.1999@gmail.com
No dia 4 de julho, quarta-feira, às 18 horas, a Alma Azul recebe todos os interessados para uma Conversa com a História de Isabel de Aragão, que pelo seu casamento com o Rei D. Dinis, foi Rainha de Portugal, e pela sua vida dedicada a causas solidárias motivo de grande devoção em todo o país.
Foi canonizada em maio de 1625 pelo Papa Urbano VIII.

Imagem da Rainha Santa Isabel

A futura Rainha Santa Isabel nasceu em Saragoça, no reino de Aragão, no ano de 1271 e faleceu em Estremoz no dia 4 de julho, data que Coimbra celebra como o seu feriado municipal.
Na cidade onde se encontra sepultada, e onde se pode visitar uma das obras mais relevantes do seu trabalho, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ocupa um lugar que vai do mito à devoção fervorosa que ainda hoje todos os que vivem ou visitam Coimbra podem testemunhar no dia 4 de julho.
A Alma Azul, que desde 2005, e através da publicação da sua Biografia, tem procurado estudar e analisar o percurso de Isabel de Aragão em Portugal, volta a convocar todos os interessados na vida e obra da Rainha Santa Isabel, e durante o Encontro, que decorrerá entre as 18 e as 19 horas, no Salão da Alma Azul, em Alcains, servirá as tradicionais Papas de Milho e os Borrachões de Alcains, numa celebração que unirá simbolicamente a Vila de Alcains à cidade de Coimbra.
Esta celebração é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Estas iniciativas integram o Programa da 14.ª Mostra de Autores da Beira que se realiza diariamente, entre as 17 e as 20 horas, incluindo sábados e domingos, no Salão Alma Azul, em Alcains.
 
 
 
.
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: