19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalMadeira, Açores e continente em risco muito elevado de exposição UV

Madeira, Açores e continente em risco muito elevado de exposição UV

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores e 13 distritos do continente apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de exposição à radiação UV estão as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores, a ilha da Madeira e os distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, no continente.
Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Coimbra, a ilha do Porto Santo (Madeira) e a ilha das Flores, nos Açores.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste das regiões Centro e Sul até final da manhã.
Durante a tarde, segundo o IPMA, estão previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus (Guarda, Viseu e Portalegre) e os 17 (em Aveiro e Faro) e as máximas entre os 22 (Aveiro, Porto, Viana do Castelo e Leiria) e os 29 graus (em Castelo Branco).
Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã, em especial nas terras altas e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas.
No Funchal as temperaturas vão variar entre 20 e os 25 graus.
No grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto, aguaceiros fracos e vento norte bonançoso, tornando-se moderado.
Para o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Pico e Faial) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte bonançoso, tornando-se moderado.
No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) prevê-se céu muito nublado com abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento norte bonançoso a moderado.
Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 25 graus Celsius, na Horta entre os 20 e os 24, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 25 e em Ponta Delgada e entre os 19 e os 25.
*Lusa /
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading