17.1 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaMúsicos mudam nome da banda de “Táxi” para “T4X1” após decisão judicial

Músicos mudam nome da banda de “Táxi” para “T4X1” após decisão judicial

Os músicos João Grande e Rui Taborda anunciaram hoje que vão acatar a decisão do judicial que os impede de usar o nome da banda “Táxi”, referindo que a nova designação da sua banda passa a ser “T4X1: tê, quatro, xis, um”.
Os músicos João Grande e Rui Taborda anunciaram esta quinta-feira que vão acatar a decisão do judicial que os impede de usar o nome da banda “Táxi”, referindo que a nova designação da sua banda passa a ser “T4X1: tê, quatro, xis, um”.
O Tribunal da Relação de Lisboa considerou este mês que “terminou” a banda Táxi, conhecida por temas como “Cairo”, “Chiclete” ou “Rosete”, impedindo os ex-integrantes da banda João Grande e Rui Taborda de realizarem “concertos ou qualquer outro tipo de performance sob essa designação”.
No acórdão da Relação, a que a Lusa teve acesso, os juízes decidiram “julgar parcialmente procedente” uma providência cautelar que ordena que João Grande e Rui Taborda se “abstenham de quaisquer atos de utilização do nome Táxi, nomeadamente abstendo-se de realizar concertos ou qualquer outro tipo de performance sob essa designação, e de editar quaisquer novas obras artísticas sob a mesma designação à revelia” de Henrique Oliveira e Rodrigo Freitas.
Os músicos, em comunicado enviado hoje à Lusa, garantem que vão respeitar a decisão do Tribunal da Relação, referindo que a nova designação da banda é “T4X1: tê, quatro, xis, um” e que todos os concertos serão sob esta nova designação.
O documento acrescenta que Rui Taborda e João Grande “discordam plenamente” da decisão judicial e que o recurso para o Supremo Tribunal de Justiça “é um direito que os assiste”.
“Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos o apoio que nos têm dado no Facebook, e dizer que, por essa razão, sentimo-nos ainda mais fortes e convictos para devolvermos esse carinho aos nossos fans. Em breve anunciaremos os concertos, que nós, T4X1, vamos dar este verão: Contamos convosco”, referem os músicos no documento.
Recordando a vitória no tribunal de primeira instância e destacando a posição de um dos juízes da Relação de Lisboa que analisou o processo e que anexou ao acórdão a sua declaração de voto vencido, os músicos afirmam que nesta recente decisão lê-se que os quatro membros da formação original da banda não podem usar o nome Táxi “até à decisão da ação principal terminar, essa sim definitiva”.
A providência cautelar interposta por Henrique Oliveira e Rodrigo Freitas surgiu na sequência de João Grande e Rui Taborda terem decidido voltar a atuar sob o nome Táxi sem a sua autorização, dando agora a Relação de Lisboa como assente que os quatro elementos tinham acordado, em 2006 – ano em que tentaram retomar a carreira musical -, que todas as decisões respeitantes à banda fossem tomadas por unanimidade e que, “face ao agravamento” de desentendimentos entre eles, em outubro de 2010, os quatro “combinaram extinguir a banda”.
Para os juízes da Relação de Lisboa, “este grupo, a banda Táxi”, constituído desde a sua formação, em 1979, pelos quatro elementos, “não ficou suspenso, terminou, extinguindo-se enquanto na tal reunião” entre os quatro, em finais de 2010, na qual ficou também definido que, pretendendo continuar a sua atividade, João Grande e Rui Taborda “formariam nova banda, o que aliás fizeram”.
A atuação de João Grande e Taborda, com outros três novos músicos, está prevista para o Festival Remember 80’s, a decorrer nos dias 06 e 07 de julho, na vila do Crato, no Alto Alentejo.
O álbum que a banda original lançou o com o seu nome – “Táxi” -, que incluía temas como “Chiclete”, “TV-WC”, Vida de Cão” e “Lei da Selva”, entre outros, foi o primeiro Disco de Ouro do rock português, tendo a sua apresentação sido feita em Cascais, Lisboa, em 1981, aquando da primeira parte do espetáculo dos britânicos The Clush.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO COTRIM

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: