19.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioInternacionalEmpresa que gere aeroportos angolanos investiu 53,8 ME em novos equipamentos

Empresa que gere aeroportos angolanos investiu 53,8 ME em novos equipamentos

A administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) angolana anunciou hoje ter investido 63 milhões de dólares (53,8 milhões de euros) num programa de aquisição e instalação de equipamentos e formação de técnicos.
A informação foi transmitida hoje pelo presidente do conselho de administração da ENANA, Manuel Ceita, no final da visita que o novo ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas de Abreu, efetuou às instalações da empresa, no aeroporto internacional 04 de fevereiro, em Luanda.
Segundo o responsável da empresa pública tutelada pelo Ministério dos Transportes, o volume de investimento para o Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil (PGCEAC) surge para “melhorar as condições de trabalho da empresa”.
“E ainda para que Angola, de alguma forma, afaste a sombra de eventuais listas negras”, adiantou.
Trata-se de um programa que envolve a aquisição, instalação de equipamentos de controlo do espaço aéreo e comunicações, bem como a formação dos técnicos da ENANA.
Há pouco menos de uma semana no cargo, Ricardo Viegas de Abreu constatou o funcionamento da sala de protocolo de Estado do terminal de voos internacionais, o terminal de embarque do terminal de voos internacionais e outras dependências do aeroporto internacional de Luanda.
No final, reuniu-se durante quase uma hora com a administração da ENANA e técnicos do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) de Angola, tendo exortado para a necessidade da melhoria da organização e gestão, face às auditorias internacionais, nomeadamente da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
“O senhor ministro predispôs-se em ajudar e vai ter um encontro, até à auditoria, com o conselho de administração, para afinar e saber até que ponto a ENANA será capaz, em nome do Estado, sair-se bem”, acrescentou, Manuel Ceita.
De acordo com o presidente do conselho de administração da ENANA, foi também abordada com o ministro a intenção de ver certificado internacionalmente, além do novo aeroporto em construção nos arredores de Luanda, também o de Catumbela, em Benguela.
*Lusa / Foto: João Relvas

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: