O Presidente da República destacou hoje, numa mensagem de condolências, a capacidade do historiador José Manuel Tengarrinha para “aliar” as facetas “de cidadão empenhado e de académico admirado pelos seus pares”.
Fundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e atualmente militante do partido Livre, José Manuel Tengarrinha morreu na sexta-feira, aos 86 anos.
Numa mensagem de condolências dirigida à família, publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça que o fundador do MDP/CDE foi um “combatente corajoso pela causa da liberdade e da democracia”.
O Presidente acrescenta que, na Universidade, José Manuel Tengarrinha “foi mestre de gerações” e deixou “uma obra sobre a história política de Portugal nos séculos XIX e XX que perdurará ao longo dos anos”.
Tengarrinha foi uma “personalidade discreta e cativante, que deixa um rasto de saudade em todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante o Estado Novo, José Manuel Tengarrinha foi preso pela polícia política (PIDE) e esteve na Cadeia do Aljube. Viria a ser, depois do 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia Constituinte.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO COTRIM
Óbito/Tengarrinha: Presidente da República destaca "cidadão empenhado"
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on