Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Alunos da Escola Pedro da Fonseca vão estagiar em empresas do concelho de Proença

Alunos da Escola Pedro da Fonseca vão estagiar em empresas do concelho de Proença
José Lagiosa

A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova assinaram, a 23 de maio, um protocolo de cooperação para a realização de estágios de Formação em Contexto de Trabalho, destinados aos alunos do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos da Escola Pedro da Fonseca.

Com um total de 244 horas, estes estágios serão ministrados em articulação com a empresa OutSystems, que por sua vez irá articular com seis outras empresas do concelho, onde os alunos desenvolverão o seu plano de estudos, sendo elas a Almeida & Filhos Lda, a Ambienti d’ Interni, a Fernando Miguel Lopes Pereira e Irmão, Lda, a Cascalheira & Filhos, a Monte Barbo e a Associação de Produtores Florestais.

“Reveste-se de grande importância a celebração deste protocolo de colaboração em que a empresa OutSystems irá capacitar de forma diferenciada os alunos do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, sendo que o Município, enquanto parceiro, acolhe os alunos e fará a ponte com as empresas do concelho, permitindo que os alunos tenham um experiência profissional em contexto real e as próprias empresas possam colher maior conhecimento e com base na tecnologia otimizar procedimentos. Em suma, entendo que é aquilo que os cursos profissionais devem verdadeiramente realizar”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Ainda no decorrer deste ano letivo, os alunos irão ter a oportunidade de trabalhar nestas empresas, com o objetivo de dar a conhecer a realidade empresarial da região e as oportunidades de carreira.

Para Ricardo Araújo, director Ecosystem Talent da Outsystems, “a OutSystems pretende com esta iniciativa aumentar a sua participação na vida da comunidade educativa local, contribuindo com conhecimento para o crescimento educativo destes jovens, colaborar com as várias empresas locais envolvidas como forma de levar inovação ao tecido empresarial e, por último, criar neste grupo de estagiários a vontade de prosseguir os estudos ao nível universitário, pois é nosso objetivo no espaço de 6 a 8 anos conseguir aumentar o número de colaboradores provenientes do concelho nos quadros da empresa”.

Este protocolo insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, criado no contexto da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, na qual o Município de Proença-a-a-Nova está integrado.

O objetivo é a redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais para a reintegração do ensino na formação.

 

Comentar