Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Apresentação do livro “As infâncias na História Social da Educação”

Apresentação do livro “As infâncias na História Social da Educação”
José Lagiosa

Ernesto Candeias Martins, docente da Escola Superior de Educação do IPCB, acaba de lançar o seu novo livro “As infâncias na História Social da Educação”, publicado pela Cáritas Editora, numa sessão em que a apresentação da obra esteve a cargo do Juiz desembargador Doutor Paulo A. Guerra do Centro de Estudos Judiciais da Universidade de Coimbra.

Os historiadores têm analisado as conceções sobre a educação da infância que originaram a existência de práticas escolares e não escolares (instituições de assistência educativa e/ou de recolhimento), dependendo das finalidades a elas atribuídas.

Estes posicionamentos historiográficos, relacionados com a criança e a sua infância(s) reclamam uma análise hermenêutica e uma reflexão integrada no tempo e espaço histórico (contexto), com rigorosidade e validade interpretativa.

A historicidade e a complexidade dos fenómenos na realidade da infância ou da criança, principalmente as “outras infâncias”, aquelas à margem da normalidade, estabelecida pela escola e sociedade, estiveram marcadas pela historicidade em si da História, ou do caráter histórico da infância na modernidade e contemporaneidade.

Este é o propósito do livro abordar a história dessas “outras infâncias” nos seus diferentes enunciados e no contexto histórico em que viveram.

O livro é composto por quatro capítulos, para além da introdução.

Ainda que haja recorrências e algumas repetições, os quatro capítulos constituem uma sequência programática, que vai da teoria á prática; da conceção á reificação e aplicação; de uma genealogia histórico-social para políticas e instituições, enfim, de uma meta-infância para infâncias, outras abandonadas, recolhidas, institucionalizadas.

Comentar