Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 22, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

O VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo está a decorrer entre Malpica do Tejo e Oeiras

O VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo está a decorrer entre Malpica do Tejo e Oeiras
José Lagiosa

A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, na qualidade de membro da Direção da Associação Confraria Ibérica do Tejo (CIT), no âmbito da sua atividade cultural, está a realizar o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.

Trata-se de uma peregrinação fluvial de carácter religioso e cultural que se realiza anualmente ao longo do rio Tejo e que este ano teve início a 31 de maio em Malpica do Tejo e vai ter o seu final no dia 24 de Junho, na Marina de Oeiras.

Realizado por embarcações típicas do Tejo que transportam a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, ao longo de 250km, 12 etapas e 53 paragens, em peregrinação fluvial às comunidades ribeirinhas e às aldeias Avieiras, nas margens do Tejo, o Cruzeiro tem como objetivos específicos: Reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa; Aproximar as comunidades do rio Tejo para usufruírem da sua riqueza; Transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das enormes potencialidades do rio na área do Turismo Sustentável e das Culturas a ele associadas.

O Cruzeiro pretende ainda “celebrar e lembrar a memória do Tejo quando era um espaço a fervilhar de atividade e a verdadeira autoestrada para o transporte de mercadorias e de pessoas. Que ao longo do tempo foi perdendo a sua importância e atividade no transporte de bens e pessoas. Em Vila Velha de Ródão terá acabado com a chegada do comboio no final do séc. XIX e em Abrantes terá acabado em 1944 com a chegada da camioneta. Ficaram as comunidades piscatórias ao longo de todo o rio e que ainda hoje mantêm as suas atividades de pesca”.

Cartaz com o programa completo do VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

Em virtude das dificuldades e dos perigos da navegação fluvial todas estas comunidades sempre tiveram um grande fervor religioso.

O VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo conta com o apoio de mais de 150 entidades ao longo do Tejo para um percurso ao longo.

Por se tratar de um rio Ibérico, este ano o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo teve o seu início em Malpica do Tejo, junto da fronteira com Espanha e perto de Cedillo, com a Bênção antes da partida do cruzeiro.

 

Comentar