Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 20, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Plano de combate ao insucesso escolar implementado em Oleiros

Plano de combate ao insucesso escolar implementado em Oleiros
José Lagiosa

O concelho de Oleiros irá ter implementado a partir de 1 de julho, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Esta oportunidade surge de uma candidatura submetida através da  Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no valor de 481.543,35€ para os próximos dois anos.

Integradas neste Plano estão diversas ações nas quais se inclui a criação de uma equipa multidisciplinar de apoio e de avaliação do sucesso escolar.

Esta equipa será constituída por cinco técnicos superiores e irá trabalhar no âmbito do reforço das competências comportamentais, técnicas de estudo, gestão de stress, gestão do tempo, reforço de hábitos não sedentários, a utilização das TIC na melhoria do desempenho escolar, segurança na internet, entre outros.

Estão também inseridas neste Plano as atividades de enriquecimento curricular que prevêem o estímulo da criatividade e do saber em áreas transversais como a expressão musical, plástica, dramática, as ciências experimentais entre outras.

Com o objetivo primordial de melhorar os resultados escolares no concelho e na comunidade intermunicipal, as áreas curriculares que compõem esta equipa foram definidas pelo Agrupamento de Escolas tendo em conta as necessidades.

O Plano implementado prevê também a criação de uma Sala do Futuro na sede da AEPAA (Escola Secundária), incluindo a aquisição de livros de apoio ao estudo para a Biblioteca Escolar e a criação de um conjunto de ferramentas digitais de apoio ao estudo.

Estas medidas irão suportar novas metodologias de ensino-aprendizagem com a incorporação das TIC, que serão desenvolvidas pela equipa multidisciplinar mencionada acima.

O Programa “Learning by doing” pretende reforçar a ligação da comunidade escolar ao mercado de trabalho e orientação dos alunos para a valorização dos recursos endógenos, através do intercâmbio de experiências.

Esta ação dirige-se a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, sendo que no caso do Ensino Secundário estão previstos intercâmbios ao estrangeiro.

Por fim, está também contemplada a criação de uma Biblioteca na Residência de Estudantes de Oleiros com livros diversos e manuais de preparação de provas e exames e de apoio ao estudo, assim como o apetrechamento de uma sala de computadores, no sentido de criar condições para o aumento do sucesso escolar dos alunos residentes.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto intermunicipal do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, liderado pela CIMBB, no qual é beneficiado o Município de Oleiros, sendo co-financiado pelo programa regional CENTRO 2020 e União Europeia, através do FEEI.

 

Comentar