25 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioCulturaIniciativa “Eu participo” renova muro da Casa do Povo em Sobreira Formosa

Iniciativa “Eu participo” renova muro da Casa do Povo em Sobreira Formosa

Inspirado na lenda da vila que está na origem do nome Sobreira Formosa, Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso aceitaram novamente o desafio lançado pela iniciativa “Eu participo”, do projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, para pintar um mural no exterior da antiga Casa do Povo.
Os dois artistas, que também são os autores da imagem do viaduto junto à Escola Pedro da Fonseca, que liga o Parque Urbano à Rua Ezequiel Ribeiro, seguiram a mesma linha, artística na elaboração desta pintura, refletindo os elementos naturais e patrimoniais mais emblemáticos do concelho, neste caso, além da paisagem natural, expressa também os ofícios tradicionais da vila.
“Ao pintarmos a simplicidade da natureza, associando a natureza e à história de Sobreira Formosa, conseguimos chegar a toda a gente através da arte”, explica Cavalheiro Cardoso.
Com 17 metros de comprimento e 1,70 metros de altura, a composição da pintura resulta da observação cuidadosa desta zona do concelho, onde salta à vista “as formosas tecedeiras”, cuja história da comunidade deu o mote para os dois artistas pintarem este painel.
Reza a lenda que num belo dia, três graciosas raparigas fiavam delicadamente, gozando da sombra de um sobreiro, quando passou um homem que ficou deslumbrado com a beleza das tecedeiras e do local.
O caso ficou conhecido e pela repetição das palavras “formosa” e “sobreira” originou o nome da vila.

Mural na Casa do Povo da Sobreira Formosa

Além desta história, está retratada a paisagem de outra época onde predominavam os sobreiros, as cerejas e os ofícios como a pastorícia e a produção de vinho.
Com objetivo de impulsionar a participação ativa da população em prol da comunidade, em maio do ano passado e também no âmbito da mesma iniciativa, o Jardim de Santa Margarida, em Proença-a-Nova, recebeu a intervenção de 25 crianças que pintaram de branco as paredes grafitadas e desenharam flores de vários tamanhos e cores e em agosto ficou concluído o mural do viaduto do Parque Urbano.
A ação “Eu participo” está aberta à população em geral que queira participar com ideias de forma a contribuir para o desenvolvimento local, basta para isso contactar o Projeto Promover e Integrar do CLDS 3G através do e-mail clds@cm-proencanova.pt.
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: