16.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 15, 2021
No menu items!
InícioInternacionalObama alerta que não há muros suficientemente altos para travar pessoas com...

Obama alerta que não há muros suficientemente altos para travar pessoas com fome

O ex-Presidente dos EUA Barack Obama disse hoje que não há “muros altos o suficiente” para conter pessoas com fome, admitindo existir uma correlação entre as alterações climáticas e a migração de populações.
“Podemos ter a certeza que vamos ter movimentações em massa de pessoas em todo o mundo” como consequência das alterações climáticas que são um fator de risco para o “aumento dos conflitos”, destacou o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América durante a cimeira Climate Change Leadership, hoje no Porto.
Obama disse que um dos fatores que provocou o conflito na Síria foi a “seca persistente que levou agricultores para as cidades”, alterando radicalmente a demografia e o poder político.
“Acredito nos especialistas e na ciência. Sei que há quem não [acredite]”, assinalou o ex-Presidente norte americano, destacando que “a solução não é rejeitar a ciência”, mas encontrar um “compromisso cívico” comum.
Questionado sobre o papel dos media tradicionais na democracia e no combate às alterações climáticas, Obama relatou como nos EUA quem assiste à Fox News tem uma perceção da realidade diferente da de quem lê o New York Times, sendo essa “uma das razões da polarização política” no país.
“A solução? Não tenho resposta. A internet tornou isto pior. É muito fácil escolher uma pessoa e dar-lhe informação falsa”, indicou.
E acrescentou: “A solução será se os media tradicionais forem mais criativos e reconheçam o papel que têm na nossa liberdade. São protetores da nossa democracia e temos de encontrar meios para apoiar o jornalismo sério”.
“A democracia funciona se todos acreditarmos nos mesmo factos [mas] podemos interpretar esses factos de forma diferente”, referiu
Obama deixou ainda uma palavra aos jovens sobre a necessidade de envolver as novas gerações para encontrar soluções, considerando que são “mais sofisticados e com mais preocupações climáticas”.
*Lusa / Foto: FAROOQ KHAN

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: