28.9 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegional3ª Edição das Experiências (g)Astronómicas decorreu no concelho de Proença

3ª Edição das Experiências (g)Astronómicas decorreu no concelho de Proença

Os produtos endógenos, a comunhão com a natureza e a sustentabilidade ambiental foram os temas em destaque na III edição das Experiências (g) Astronómicas que voltou a aliar a astronomia à bio e geodiversidade, no dia 30 junho.
O espaço exterior do Hotel da Catraia foi o local de receção dos cerca de 60 participantes e dos oradores, iniciando-se a atividade com as apresentações de Helena Sant’Ovaia, do Instituto de Ciências da Terra (da FCUP) e de Luísa Ferreira Nunes, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
O grupo seguiu depois para a aldeia de Carregais para visitar o museu da Fundação e degustar um lanche beirão que remeteu para as memórias de muitos dos presentes.
Deste local rumou-se ao Casalinho da Ribeira, onde o grupo foi surpreendido com um apontamento musical, após o qual se seguiu o jantar servido pela equipa do Chef Rui Lopes, com as estrelas e a lua a iluminarem as degustações servidas.
A comunhão com a natureza foi o elemento que ligou os diversos momentos do evento, que aconteceu sempre ao ar livre, destacando-se a vivência rural, onde o coelho e o javali, fruto da caça, o barbo da pesca no rio Ocreza, e outros produtos endógenos como a cereja e o limão, fizeram parte do menu.

Uma assistência atenta participou nas atividades propostas

Seguiram-se as restantes apresentações com Domingos Barbosa (Univ. de Aveiro), José Matos (FISUA) e Miguel Gonçalves, comentador de ciência e coordenador da Sociedade Planetária.
A noite terminou com a habitual visita guiada ao céu, na divertida comunicação do José Matos e acompanhada de uma infusão ou café.
A literatura e o cinema serão o mote da edição 2019 destas Experiências (g) Astronómicas, sendo que, já este ano, entre cada prato, foram lidos pequenos excertos de obras portuguesas onde o mundo rural é protagonista que remetem para a natureza e os animais.
Organizada pelo Município de Proença-a-Nova e pelo Centro Ciência Viva da Floresta, a 3ª edição das Experiências (G) Astronómicas contou com o apoio da Valdosol, cerâmicas, SA., Restaurante Milita, Fundação Joaquim Lourenço e Refúgio do Raposo.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: