Os produtos endógenos, a comunhão com a natureza e a sustentabilidade ambiental foram os temas em destaque na III edição das Experiências (g) Astronómicas que voltou a aliar a astronomia à bio e geodiversidade, no dia 30 junho.
O espaço exterior do Hotel da Catraia foi o local de receção dos cerca de 60 participantes e dos oradores, iniciando-se a atividade com as apresentações de Helena Sant’Ovaia, do Instituto de Ciências da Terra (da FCUP) e de Luísa Ferreira Nunes, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
O grupo seguiu depois para a aldeia de Carregais para visitar o museu da Fundação e degustar um lanche beirão que remeteu para as memórias de muitos dos presentes.
Deste local rumou-se ao Casalinho da Ribeira, onde o grupo foi surpreendido com um apontamento musical, após o qual se seguiu o jantar servido pela equipa do Chef Rui Lopes, com as estrelas e a lua a iluminarem as degustações servidas.
A comunhão com a natureza foi o elemento que ligou os diversos momentos do evento, que aconteceu sempre ao ar livre, destacando-se a vivência rural, onde o coelho e o javali, fruto da caça, o barbo da pesca no rio Ocreza, e outros produtos endógenos como a cereja e o limão, fizeram parte do menu.
Seguiram-se as restantes apresentações com Domingos Barbosa (Univ. de Aveiro), José Matos (FISUA) e Miguel Gonçalves, comentador de ciência e coordenador da Sociedade Planetária.
A noite terminou com a habitual visita guiada ao céu, na divertida comunicação do José Matos e acompanhada de uma infusão ou café.
A literatura e o cinema serão o mote da edição 2019 destas Experiências (g) Astronómicas, sendo que, já este ano, entre cada prato, foram lidos pequenos excertos de obras portuguesas onde o mundo rural é protagonista que remetem para a natureza e os animais.
Organizada pelo Município de Proença-a-Nova e pelo Centro Ciência Viva da Floresta, a 3ª edição das Experiências (G) Astronómicas contou com o apoio da Valdosol, cerâmicas, SA., Restaurante Milita, Fundação Joaquim Lourenço e Refúgio do Raposo.
3ª Edição das Experiências (g)Astronómicas decorreu no concelho de Proença
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on