4.1 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 3, 2022
No menu items!
InícioNacionalChuva vai continuar pelo menos até ao início da próxima semana

Chuva vai continuar pelo menos até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar em Portugal continental pelo menos até ao início da próxima semana, uma situação que segundo a meteorologista Ângela Lourenço se deve à posição do anticiclone dos Açores.
A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que “é normal chover no verão”, mas o que é “menos comum” é a persistência de dias em que esta ocorre.
“Se pensarmos no dia isoladamente é uma situação normal. As pessoas falam muito das trovoadas e da chuva, mas é uma situação típica de verão. Aqui o que talvez possa não ser tão comum é a persistência, a sequência de dias em que estas condições meteorológicas se repetem poderá não ser tão comum acontecer”, disse.
De acordo com a Ângela Lourenço, a situação está relacionada com o posicionamento do anticiclone dos Açores.
“Está relacionado com o facto de o anticiclone dos Açores se encontrar muito para oeste permitindo que as regiões depressionárias, aquelas que poderão dar ocorrência de precipitação, estejam mais nas latitudes de Portugal continental e na Península Ibérica. É uma situação que pode acontecer no verão e acontece com alguma frequência, mas a persistência é que não é tão comum”, salientou.
A meteorologista adiantou que as condições meteorológicas previstas para esta sexta-feira e para o fim de semana vão ser semelhantes ao que têm sido nos últimos dias.
“Vamos ter nebulosidade matinal, que atinge quase todo o litoral oeste e o interior do Alentejo que tem tendência a dissipar ao longo da manhã, embora possa persistir na faixa costeira ocidental”, disse.
Durante a tarde desta sexta-feira, acrescentou a especialista do IPMA, está prevista a ocorrência de aguaceiros com possibilidade de ocorrência de trovoadas, granizo e rajadas fortes em particular nas regiões mais a norte.
“Por causa desta situação, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança [até às 21h]. Nestes distritos e nas regiões interiores, mais montanhosas, mais nas serras e até junto à fronteira com Espanha podem desenvolver-se trovoadas mais severas”, explicou.
No domingo, segundo Ângela Lourenço, está previsto um agravamento do estado do tempo mais generalizado em todo o território com ocorrência de aguaceiros e possibilidade de trovoadas, podendo ocorrer até na região sul.
No que diz respeito às temperaturas, a tendência é para baixarem, mas não de forma significativa.
“Para hoje [sexta-feira e amanhã [sábado] vão registar-se valores próximos dos 30 graus ou mesmo superiores no interior (31/32 graus).
No domingo, a tendência é para baixarem, registando-se valores entre os 25 e os 30 graus no interior e no litoral”, disse.
*Lusa / Foto: NUNO VEIGA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: