A Casa do Arco do Bispo da Junta de Freguesia de Castelo Branco (Praça Luís de Camões) acolhe, no próximo dia 21 de julho, a apresentação do último livro de poemas de António Salvado – A Desejada Margem.
A apresentação será feita por Luís Filipe Pereira, da Faculdade de Letras de Lisboa, autor do posfácio que acompanha a edição.
António Salvado é autor de uma vastíssima obra poética, que tem merecido por parte de inúmeras personalidades grande atenção, referenciando o seu incontornável perfil de grande poeta da literatura portuguesa.
Jacinto do Prado Coelho escreveu: “uma das mais válidas realizações na poesia portuguesa”.
O crítico brasileiro Nilto Maciel afirmou na sua revista Literatura: “Se houver melhor poesia em Portugal do que a de António Salvado, então estamos diante de um fenómeno histórico, mais importante que o de Camões ou o de Pessoa”.
Por sua vez, o Nobel espanhol Vicente Aleixandre disse: “Poesia generosa que llega como una onda desplegada en liberdad…”.
E a catedrática de Coimbra Helena Rocha Pereira, entre outras apreciações, afirmou da poesia de António Salvado: “Grande e valiosa obra”.
Em sessão pública, e por ocasião de um colóquio internacional sobre a poesia de António Salvado, António dos Santos Pereira, catedrático da UBI, não hesitou em afirmar: “ A poesia de António Salvado é bem merecedora de um prémio Nobel”.
Respiguemos do posfácio de Luís Filipe Pereira: “Uma obra que deflagra como testemunho transfigurador de uma voz que, provinda da nascente do rio da poesia correndo pelo Poeta adentro, recusa as margens que existem e exige uma margem / um mundo por haver”; “… um universo poético impregnado pela fremente volubilidade da esperança e pela turbação prospectiva, com folhas de futuro em cada dia”.
Foto: crearensalamanca.com
Novo livro de poesia de António Salvado apresentado dia 21 na Casa do Arco do Bispo
COMENTÁRIOS RECENTES
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on