Descobrir no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra os sons envolventes e os sons de que o silêncio é feito, recorrendo a uma escultura sonora instalada no jardim.
A proposta é do oprojeto INsono: O ouvido secreto das plantas, uma produção Sonoscopia integrada na iniciativa Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade.
A instalação estará acessível ao público em geral de 19 a 22 de julho, entre 10 e as 18 horas, e a participação é gratuita.
Este projeto faz parte de um conjunto de obras que a Sonoscopia tem vindo a desenvolver e que adquire novas formas consoante o contexto e local onde é apresentado.
INsono foi inicialmente desenvolvido para o festival Big Bang Lisboa e apresentado no Centro Cultural de Belém (outubro de 2015), no Onassis Cultural Center em Atenas (maio de 2016) e no festival Lisboa Soa (setembro de 2016), nos jardins da Tapada das Necessidades.
Já o projeto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade é desenvolvido pelo serviço educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o município de Coimbra.
Na sua 2ª edição conta com a parceria do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e do Museu da Água.
O programa visa dar a conhecer a cidade de Coimbra através de uma perspetiva audível: a partir das suas paisagens sonoras.
Procura sensibilizar para a escuta e para o som como possibilidade de descoberta e conhecimento, enquanto objeto social e criativo, num processo em que os sentidos se complementam.
O percurso sonoro proposto liga o Convento São Francisco ao Jardim Botânico, com passagem pelo Museu da Água, no Parque Manuel Braga.
Esculturas sonoras no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on