25 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioCulturaII Encontro de Bombos junta seis grupos em Alcongosta

II Encontro de Bombos junta seis grupos em Alcongosta

O Grupo de Bombos de Alcongosta, em atividade desde os anos 80, promove, no próximo sábado, 21, o II Encontro de Bombos na freguesia, com a participação de seis grupos.
A iniciativa realiza-se pela segunda vez com o objetivo “de divulgar este instrumento tradicional e a freguesia, de dar visibilidade a este elemento da cultura local e de proporcionar à Terra da Cereja um dia diferente e animado”, realça o responsável do grupo, Pedro Nunes.
O programa tem início às 16h, com um momento de homenagem aos antigos membros já falecidos, que inclui missa e romagem ao cemitério.
Para as 18h está agendada uma arruada pelas ruas de Alcongosta.
As atuações dos participantes começam às 21h, no recinto de festas da localidade, na Santa Bárbara.
Os organizadores consideram que esta é uma forma de celebrar o bombo, mas também tudo o que o grupo local tem representado desde a sua fundação, há quase quatro décadas.
“O Grupo de Bombos de Alcongosta tem sido, ao longo dos anos, uma plataforma de encontro de pessoas de todas as gerações, um espaço de convívio, um meio de divulgação da nossa terra e uma forma de resistência à perda de população, já que temos conseguido ir renovando, com a entrada de novos elementos”, sublinha o pifareiro, João Nuno Rodrigues.
Aquando da fundação o grupo era composto exclusivamente por homens, mas há vários anos que a formação é mista e está aberta à participação de todos os que assumam o compromisso de se querer juntar.
No encontro participam o Grupo de Bombos de Alcongosta, o Grupo de Bombos do Telhado, o Grupo de Bombos de Alpedrinha, o Grupo de Bombos Os Vicentinos, o Grupo de Bombos Raia dos Sonhos (Ladoeiro) e o Grupo de Cantares do Agrupamento de Escolas do Fundão.
“Neste dia os bombos e as caixas vão rufar, ao percutir as macetas na pele, acompanhados do pífaro, podendo-se ouvir sobretudo o que é tradicional, mas há também espaço para novidades”, antecipa Pedro Nunes.
O II Encontro de Bombos conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcongosta.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: