16.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 15, 2021
No menu items!
InícioNacionalConstruir Robôs Inteligentes no laboratório de robótica do IPCB

Construir Robôs Inteligentes no laboratório de robótica do IPCB

Pub

O laboratório de robótica do IPCB proporcionou, a 12 alunos de várias idades, construir o seu primeiro robô!
A atividade foi patrocinada pela iniciativa Ciência Viva que anualmente apoia instituições de ensino superior do país, para que possam receber nos seus laboratórios de investigação, alunos do ensino secundário durante, pelo menos, uma semana.
Os organizadores da atividade no laboratório de Robótica do IPCB, o docente Paulo Gonçalves e o bolseiro de investigação Samuel Santos (licenciado em Engenharia Industrial) atualmente a trabalhar no projeto EuroAGE, receberam alunos da Escola Básica Afonso de Paiva e da Escola Secundária Amato Lusitano, marcando também presença, no âmbito da iniciativa ‘começar cedo’, alunos do 3º ciclo.
Todos os alunos gostaram bastante da iniciativa, chegando mesmo a demonstrar, um empenho fora de série, não só na fase da construção do robô, como também na fase de o afinar mecanicamente.
Para além de construir o robô, foi necessário programar todas as tarefas que o mesmo deveria fazer.
Desde as mais simples, como mudar de direção, até às mais complexas, como controlar as suas reações em função da informação que constantemente era transmitida pelos sensores.
Os alunos tiveram ainda oportunidade de programar o robô para ser telecomandado por telemóvel ou para possuir comportamento autónomo e desviar-se de obstáculos.
Os alunos externos, maioritariamente do litoral do país, ficaram alojados nas residências feminina e masculina do IPCB. Puderam também interagir com os alunos franceses que se encontram a estagiar no Laboratório.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: