A programação literária de Portugal enquanto convidado da Feira do Livro de Guadalajara, no México, inclui uma conversa entre António Lobo Antunes e Laura Restrepo, bem como vários debates sobre o que em Portugal não se faz mal.
Segundo o programa disponível nas páginas oficiais da feira e da presença portuguesa, no primeiro dia daquela que é a maior feira do livro do mundo de hispano-falante, que se vai realizar entre 24 de novembro e 02 de dezembro, o pavilhão de Portugal vai receber os lançamentos de livros do humorista Ricardo Araújo Pereira (que também dará uma ‘masterclass’ intitulada “A noite e o riso”) e do poeta Manuel Alegre, bem como uma entrevista a Gonçalo M. Tavares.
Até ao fim do evento, a Feira do Livro de Guadalajara vai acolher dezenas de momentos relacionados com Portugal como convidado de honra, de debates a ‘masterclasses’, entrevistas, apresentações de livros e sessões de leitura.
Entre 25 e 28 de novembro, quatro debates em particular têm o seu título a partir de coisas que em “Portugal não se faz mal”, como jogar, ilustrar e editar, neste último caso com direito a repetição do tema, embora não dos participantes.
Assim, “Em Portugal não se joga mal” vai juntar Ricardo Araújo Pereira e Manuel Alegre, seguindo-se o primeiro “Em Portugal não se edita mal”, com Pedro Mexia e Zeferino Coelho, “Em Portugal não se ilustra mal”, com Adélia Carvalho e António Jorge Gonçalves, e, por último, um novo debate em torno da edição, com Bárbara Bulhosa e Francisco José Viegas.
No dia 26 de novembro, o escritor português António Lobo Antunes vai estar à conversa com a colombiana Laura Restrepo, autora de livros como “Delírio”, distinguida com o prémio Alfaguara no ano em que José Saramago presidiu ao júri.
No campo do cinema, vão ser exibidos filmes como “Uma abelha na chuva”, de Fernando Lopes a partir do livro de Carlos de Oliveira, “Vale Abrãao” e “Singularidades de uma rapariga loira”, de Manoel de Oliveira, “A costa dos murmúrios”, de Margarida Cardoso, “A corte do Norte” e “Filme do Desassossego”, de João Botelho, bem como várias curtas, de Leonor Teles a João Salaviza, passando por Marta Mateus e Salomé Lamas, entre outros.
Na música, de acordo com a página da feira, estão programadas atuações de artistas como Ana Bacalhau, Gil do Carmo, Amor Electro, Camané, Capicua, Eva RapDiva e Sara Tavares, Dead Combo, Luís Represas com Miguel Inzunza, Moonspell, Katia Guerreiro.
Nas artes cénicas, José Manuel Neto vai dar um concerto, Ricardo Ribeiro vai apresentar o projeto “Toada de Portalegre”, com Rabih Abou-Khalil e a Orquestra Filarmónica de Jalisco, a Companhia Nacional de Bailado vai levar ao palco “Lídia” e Tiago Rodrigues encena “By Heart”.
Em junho, aquando da apresentação de Portugal como convidado de honra da feira, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, destacou a diversidade de áreas culturais e o “bom elenco de autores” portugueses que vão estar representados na feira do livro de Guadalajara, num programa que foi todo construído “muito abaixo” do orçamento estimado.
A feira de Guadalajara tem mais de 30 anos de existência, é a maior feira do livro da América Latina e a segunda maior do mundo. Conta anualmente com mais de 800 mil visitantes repartidos pelos nove dias, mais de duas mil editoras de 47 países, e mais de 700 escritores de diferentes línguas.
*Lusa / Foto: MARIO CRUZ