20.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Óleos alimentares usados transformados em agentes de limpeza inovadores

Óleos alimentares usados transformados em agentes de limpeza inovadores

One-N-Done, a cápsula 100% “verde”

A EcoXperience, uma Startup formada em 2016, acaba de obter 700 mil euros de financiamento do Programa PT2020 para desenvolver detergentes ecológicos a partir de óleos alimentares usados.
A Startup é constituída um grupo de químicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Esta verba vai ser aplicada no desenvolvimento da One-N-Done, uma cápsula 100 por cento “verde” que converte os óleos alimentares usados, um resíduo altamente poluente – 1 litro de óleo contamina até um milhão de litros de água -, em diferentes detergentes (lava chão, limpa vidros, sabonetes, lava loiça, entre outros), de forma praticamente automática e a baixo custo.
O projeto, que envolve uma dezena de investigadores do Departamento de Química da FCTUC, a Tecnocanto e o grupo Sonae, prevê que esta cápsula esteja no mercado dentro de dois anos, uma vez que a EcoXperience já criou uma tecnologia para transformar os óleos usados em agentes de limpeza através de uma proteína que funciona como biocatalizador.
Esta tecnologia, em processo de patenteamento, recorre a uma proteína existente no corpo humano, produzida pelo pâncreas para processar as gorduras ingeridas.
Na prática, “a fórmula desenvolvida pela EcoXperience, em parceria com a Universidade de Coimbra, mimetiza o que acontece no corpo humano, ou seja, transforma os triglicerídeos presentes nos óleos usados em novos componentes”, explicam César Henriques e Filipe Antunes, dois dos fundadores desta Startup da FCTUC.
Sustentada na filosofia da Economia Circular – uma economia que tem como premissa a transformação de resíduos em produtos inovadores -, a EcoXperience pretende disponibilizar, tanto para o setor industrial como para uso doméstico, “uma cápsula idêntica à que colocamos na máquina de lavar roupa ou loiça, “recheada” com todos os agentes necessários para a transformação do óleo usado e os ingredientes essenciais para os vários produtos de limpeza (perfume, corantes, etc.). Assim, valorizamos um resíduo e fornecemos detergentes altamente ecológicos, sem produtos químicos agressivos para o ambiente como acontece na generalidade com os atuais detergentes”, salientam César Henriques e Filipe Antunes.
“O objetivo é democratizar a forma como as pessoas têm acesso aos detergentes, permitindo obter produtos de origem vegetal eficazes e amigos do ambiente, economizando tempo e dinheiro. Estima-se que a One-N-Done permita ao utilizador final uma poupança média anual de 45% em detergentes”, garantem os também investigadores.
A pensar no mercado internacional, a Startup está a efetuar um levantamento de todos os tipos de óleos que são usados a nível mundial “com o objetivo de encontrar uma solução para cada zona geográfica do globo ou mesmo desenvolver uma fórmula universal”, adiantam ainda os responsáveis.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pavilhão gimnodesportivo da ESE-IPCB com cobertura reparada

Os presidentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, e do município albicastrense, José Augusto Alves, estiveram de visita às...

EUA/Eleições: Jornal Washington Post declara apoio ao democrata Joe Biden

O jornal de referência Washington Post declarou hoje o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar...

Leiria: Entrega do galardão Empresa Gazela 2019 no dia 2 de outubro

Dado o atual contexto de pandemia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) não realizará este ano, como habitualmente,...

Museu do Fundão premiado pelo Ibermuseus

O “Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão foi a único museu português a ser distinguido na  11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação pelo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: