Leopoldo Rodrigues, presidente da Freguesia de Castelo Branco, anunciou, em conferência de imprensa, o valor de 10 mil euros para o Orçamento Participativo 2019 (OPFCB) da autarquia.
Após algumas experiências de orçamento participativo em anos anteriores que antecederam a edição de 2019 do OPFCB, agora anunciada, a freguesia definiu o retorno à verba anterior em outros Orçamentos Participativos, para a implementação da proposta mais votada.
“Voltam aos 10.000 euros por uma questão que se prende com uma opção da autarquia, que considera o valor suficiente para a apresentação de propostas de OP com muito interesse”, refere Leopoldo Rodrigues.
O objectivo da autarquia é “contribuir para uma participação ativa e responsável dos cidadãos na governação da freguesia”, referiu o presidente.
“Esta medida promove um elevado sentido de cidadania, aprofundando o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo da freguesia, na definição de prioridades da gestão e acção autárquica”, acrescentou o autarca.
O prazo de elaboração e entrega das propostas decorre até 17 de setembro de 2018.
Após este prazo, as propostas recepcionadas, serão analisadas tecnicamente de 18 a 23 de setembro e a divulgação das que serão sujeitas a votação acontecerá de 24 de Setembro a 8 de outubro.
Finalmente a votação dos projectos, por parte da população, decorrerá no prazo de 9 de outubro a 12 de novembro de 2018.
Esta votação será possível através do site do OPFCB ou de forma presencial, nas instalações da Freguesia de Castelo Branco.
Finalmente a apresentação do projeto vencedor acontecerá no dia 23 de novembro de 2018.
Refira-se que este ano, o OPFCB decorre com temas livres, contando “a autarquia com o maior número de propostas importantes para a freguesia e com interesse para os albicastrenses”, concluiu Leopoldo Rodrigues.
À margem da apresentação, o presidente da Freguesia de Castelo Branco, não deixou de comentar a sua eleição para a Anafre distrital, realçando a grande participação no ato eleitoral que superou as espectativas, pela enorme mobilização dos presidentes de Junta e Assembleias de Frefuesia.
Recorde-se que a lista A encabeçada pelo autarca albicastrense obteve 60 votos e a lista B alternativa, 25 votos.
Refira-se que o autarca salientou ainda, que “a lista A nasceu de um entendimento entre o PS e o PSD”.
Orçamento Participativo 2019 da Freguesia de Castelo Branco volta aos 10.000€
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on