16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Ciência sai à rua no verão com enfoque na floresta

Ciência sai à rua no verão com enfoque na floresta

Entre julho e setembro, o Centro Ciência Viva da Floresta dinamiza o programa “Ciência Viva no Verão em rede”, promovido pela rede de centros Ciência Viva e que todos os anos desenvolve centenas de ações de participação em todo o país.
O destaque da edição de 2018 recai sobre o dia 21 de agosto, com a atividade “Extraindo os aromas da floresta”, inserida no Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.
Em Proença-a-Nova, a ciência saiu à rua a 17 de julho com o tema “Espécies invasoras: rios de problemas”, que incluiu uma apresentação teórica sobre o tema das invasões biológicas em Portugal à qual se seguiu um passeio nas proximidades do Centro Ciência Viva da Floresta em que foram observadas, identificadas e colocadas no mapa todas as espécies invasoras encontradas.
A 22 de julho, a Anta do Cabeço da Anta recebeu uma oficina de iniciação à arqueologia na Anta do Cabeço da Anta, onde os participantes, com a colaboração dos arqueólogos do Campo Internacional de Proença-a-Nova, foram arqueólogos por um dia.
Este ano, uma das atividades que tem despertado bastante curiosidade é a visita encenada ao Forte das Batarias I, na Catraia, a 29 de julho, onde decorrerá uma encenação militar e onde será feito o enquadramento histórico destas estruturas no concelho.
Ainda em julho, a 28, a atividade deste programa consistirá na observação do sol e na confeção de alimentos num forno solar.
A 25 de agosto chega a habitual atividade de garimpar o ouro no rio Ocreza, que ano após ano tem sido a ação com mais participantes. Também em agosto serão descobertas as diferentes árvores e arbustos que compõe a flora de Proença-a-Nova no dia 3 e no dia 5 os participantes descobrirão o ecossistema ribeirinho do Malhadal.
A ciência do Alvitão será revelada a 11 e a observação do céu da floresta é a ação programada para dia 12, às quais se junta o pão e a floresta na Aldeia de Xisto da Figueira no dia 22.
O programa Ciência Viva no verão encerra em setembro com duas propostas: Segredos do Vale de Almourão e Broas de Mel e a Floresta na Aldeia de Xisto da Figueira, a 1 e 7 de setembro, respetivamente.
Toda a programação está disponível no site www.cienciaviva.pt, local onde também poderá fazer a respetiva inscrição nas diferentes atividades.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Portugal será importante beneficiário do fundo de recuperação afirma Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia garante que “a União Europeia está solidária com Portugal” face à crise provocada pela pandemia da covid-19,...

Covid-19: Espaços infantis privados vazios e com o futuro incerto

Há seis meses que os risos das crianças desapareceram do Anima Park e do Hello Park, dois dos espaços infantis privados que...

Covid-19: Idosos não podem ser condenados a prisão perpétua considera virologista

O virologista João Vasconcelos Costa considerou hoje que os surtos de covid-19 nos lares são o “grande problema” neste momento, mas alertou...

Covid:19: Transportes públicos são “ponto nevrálgico” da transmissão defende especialista

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: