14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Grupo Colapseis da ESART alcança 1º lugar em Festival e Concurso...

Grupo Colapseis da ESART alcança 1º lugar em Festival e Concurso de Acordeão

O grupo Colapseis, da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, alcançou o 1º lugar no concurso FOLEFEST-Festival e Concurso de Acordeão.
Composto por Ana Domingues (flauta transversal), Bárbara Dias (clarinete), Daniel Mota (oboé), Inês Lemos (fagote), Márcia Eira (trompa) e Fernando Brites (acordeão), alunos da licenciatura em Música, variante Instrumento, o grupo, alcançou o 1º lugar na Categoria Superior de Música de Câmara.
Um dos prémios atribuídos ao 1º lugar, foi a realização de um Concerto na Casa da Música, no Porto, intitulado ”Folefest – Concerto dos Laureados” que decorreu em julho.
A 2º parte do concerto esteve a cargo do grupo Colapseis que interpretou, entre outras obras, uma estreia a nível mundial do docente e compositor da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Paulo Jorge Ferreira.

Fernando Brites

Fernando Brites interpretou a 1ª parte do Concerto dos Laureados também com uma estreia a nível mundial do docente e compositor Daniel Schvetz.
O sexteto Colapseis teve início no âmbito da disciplina de Música de Câmara da ESART-IPCB, tendo já atuado em diversos locais, incluindo o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), também no âmbito do concerto de laureados do Folefest, com gravação em direto para a Antena 2 e no auditório da Academia de Música de Paços de Brandão, no 40º Festival Internacional de Música de Verão (FIMUV).
O sexteto Colapseis interpreta essencialmente repertório contemporâneo e original.
Segundo a organização, o Folefest tem um papel crucial na divulgação do acordeão erudito, através de um concurso e de um festival que têm dado a conhecer instrumentistas e repertório de qualidade excecional.
O Concerto de Laureados do Folefest apresentou os premiados da última edição do concurso, dando mostra da diversidade de formações em que o acordeão participa com um fascinante repertório.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas

Desafio do presidente do Turismo Centro de Portugal foi lançado na sessão de abertura do 13.º Festival ART&TUR, em Viseu.

Feira do Livro de Maputo numa edição virtual

Vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, a VI edição da Feira do Livro de Maputo. A...

Assinado acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Comércio Portugal-China PME

A Universidade de Coimbra, representada pelo Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva, celebrou ontem (terça-feira, 20), na Sala do Senado, um protocolo...

Município de Proença-a-a-Nova adere ao SmartFarmer

Plataforma de comércio online valoriza produtos endógenos O Município de Proença-a-Nova aderiu como parceiro ao SmartFarmer, uma plataforma...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: