10.6 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional Trabalhadores dos Registos e Notariado iniciam hoje greve de cinco dias

Trabalhadores dos Registos e Notariado iniciam hoje greve de cinco dias

Os trabalhadores do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) iniciam hoje uma greve de cinco dias, em protesto contra a falta de respostas do Governo às reivindicações relacionadas com as carreiras.
A greve, que se prolonga até sexta-feira, foi convocada por uma plataforma sindical composta pela Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP), Sindicato Nacional dos Registos (SNR) e Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR).
O início da greve vai ser marcado por uma concentração de trabalhadores do IRN em frente do Ministério da Justiça, às 15h, e no final da vigília os representantes sindicais entregam uma carta com as principais reivindicações ao gabinete da ministra Francisca Van Dunem.
Em causa está a revisão das carreiras e do sistema remuneratório, que os sindicatos defendem que deve ser feita em conjunto.
Rui Rodrigues, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Registos, disse à agência Lusa que as carreiras dos funcionários do IRN não são revistas há cerca de 40 anos.
O sindicalista avançou que há “um incumprimento por parte do Governo” em relação ao que está previsto no Orçamento do Estado para 2018, que estabelecia que as carreiras deviam estar publicadas em janeiro e o sistema remuneratório em junho.
De fora da paralisação de cinco dias está o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN), que num comunicado divulgado esta segunda-feira considera “ser inoportuna e até prejudicial a greve decretada por outras organizações sindicais do setor”.
O STRN, que afirma ser a maior organização sindical do setor com mais de 70% dos cerca de 5 mil trabalhadores no IRN, refere que o Governo alterou o projeto inicial, tendo sido acolhidas as reivindicações deste sindicato.
*Lusa / Foto: ANDRE KOSTERS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Unidade Móvel de Saúde de Oleiros realiza vacinação gratuita contra a gripe sazonal

A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros iniciou no dia 21 de outubro a campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

Reforma da PAC: uma política agrícola que não respeita o que é comum

Os eurodeputados têm hoje a responsabilidade de salvaguardar o futuro e sustentabilidade da agricultura europeia para a próxima década. É imperativo...

EUA/Eleições: Mais de 50 milhões de eleitores já votaram – contagem independente

Mais de 50 milhões de eleitores já votaram para as eleições presidenciais dos EUA, de acordo com uma contagem de uma agência...

Vila Nova da Barquinha 20 anos a promover o azeite

Pelo 20.º ano consecutivo, Vila Nova da Barquinha volta a celebrar o azeite, entre 1 de novembro e 6 de dezembro.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: