14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 21, 2020
No menu items!
Início Nacional Três concelhos algarvios em risco máximo de incêndio

Três concelhos algarvios em risco máximo de incêndio

Os concelhos algarvios de Alcoutim, Castro Marim e Tavira estão hoje em risco máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou em risco muito elevado outros 35 municípios.
Os concelhos algarvios de Alcoutim, Castro Marim e Tavira estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou em risco muito elevado outros 35 municípios.
De acordo com o IPMA estão em risco muito elevado de incêndios 35 concelhos do Sul e interior Centro e Norte, nos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Vila Real e Bragança.
O IPMA coloca ainda sob risco elevado dezenas de municípios do Alentejo e do interior Norte e Centro do país.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje o IPMA prevê nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, a persistir no Minho, e uma pequena subida da temperatura máxima.
Está igualmente prevista a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo da Roca, em especial no Minho.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (Guarda e Viseu) e os 18 graus (Lisboa e Faro) e as máximas entre os 23 (Viana do Castelo) e os 32 graus Celsius (Castelo Branco, Évora e Beja).
Nas ilhas, o IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, com possibilidade de aguaceiros durante a madrugada e manhã nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, com as temperaturas máximas não deverão ultrapassar aos 24 graus em Angra do Heroísmo e na Horta, os 25 em ponta Delgada e os 26 graus Celsius em Santa Cruz das flores.
Para a Região Autónoma da Madeira o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo, com os termómetros a subirem até aos 26 graus em Porto Santo e no Funchal.
*Lusa / Foto: MIGUEL A.LOPES

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas

Desafio do presidente do Turismo Centro de Portugal foi lançado na sessão de abertura do 13.º Festival ART&TUR, em Viseu.

Feira do Livro de Maputo numa edição virtual

Vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, a VI edição da Feira do Livro de Maputo. A...

Assinado acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Câmara de Comércio Portugal-China PME

A Universidade de Coimbra, representada pelo Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva, celebrou ontem (terça-feira, 20), na Sala do Senado, um protocolo...

Município de Proença-a-a-Nova adere ao SmartFarmer

Plataforma de comércio online valoriza produtos endógenos O Município de Proença-a-Nova aderiu como parceiro ao SmartFarmer, uma plataforma...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: