Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Julho 15, 2018

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Festival dos Moinhos mostra natureza e tradições da Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede

Festival dos Moinhos mostra natureza e tradições da Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede
José Lagiosa

A União de Freguesias da Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede recebe no próximo fim de semana, 13, 14 e 15 de julho, o “Festival dos Moinhos“, evento integrado na dinâmica “Castelo Branco, Natureza, sabor e cultura“.

Para Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, um dos objetivos da restruturação dos eventos nas freguesias, é “a valorização do que as freguesias têm de melhor. Neste festival, valoriza-se sobretudo a paisagem, o Rio Ocresa, e dá-se ainda destaque a um dos ofícios relevantes na história da região, os moleiros”.

Para além da beleza natural que envolve este evento, com os cursos de água e os Moinhos como pano de fundo, Luís Correia lembra que não faltarão os nossos “excelentes produtos endógenos” e o artesanato.

Ao longo dos 3 dias, o evento tem um vasto programa cultural onde se pode destacar a exposição Didática “O Mundo dos Moinhos”, que vai ser inaugurada dia 13, sexta-feira, e a estreia de “Conhecer a tradição – Viajar pela levada – Viver o moinho” que terá lugar dia 15 às 11:30 na Casa da Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos.

João Paulo Martinho, presidente da Junta da União de Freguesias, realça que o evento está enquadrado com a história da localidade da Póvoa, e destaca a importância deste evento para a valorização dos vários moinhos existentes nas margens da Ribeirinha de Cafede e do rio Ocresa.

O objetivo, disse o autarca, é mostrar a todos os que visitarem a freguesia durante o Festival, as tradições e cultura ligada aos Moinhos.

Tendo em conta o programa do festival, João Paulo Martinho, destaca 4 eventos que vão ao encontro das tradições da freguesia, como “a descida de carrinhos de rolamentos, Um passeio pedestre “Rota dos Moinhos e das Azenhas”, o concurso de Cake Design “O meu moinho é uma doce obra D’Arte” e o 1º Torneio de malha “Atira à mó, derruba o Rodízio”

Musicalmente o Festival dos Moinhos, vai contar com vários concertos, que serão com certeza mais um atrativo da iniciativa, pelo palco do Festival vão passar A Estudantina Académica de Castelo Branco, na sexta-feira, o Oásis Trio no sábado e a Banda Estilus no domingo. Irão ainda atuar os “Cantares da Aldeia” e a Sociedade Filarmónica de Tinalhas.

 

Comentar