Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Julho 15, 2018

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Novo livro de poesia de António Salvado apresentado dia 21 na Casa do Arco do Bispo

Novo livro de poesia de António Salvado apresentado dia 21 na Casa do Arco do Bispo
José Lagiosa

A Casa do Arco do Bispo da Junta de Freguesia de Castelo Branco (Praça Luís de Camões) acolhe, no próximo dia 21 de julho, a apresentação do último livro de poemas de António Salvado – A Desejada Margem.

A apresentação será feita por Luís Filipe Pereira, da Faculdade de Letras de Lisboa, autor do posfácio que acompanha a edição.

António Salvado é autor de uma vastíssima obra poética, que tem merecido por parte de inúmeras personalidades grande atenção, referenciando o seu incontornável perfil de grande poeta da literatura portuguesa.

Jacinto do Prado Coelho escreveu: “uma das mais válidas realizações na poesia portuguesa”.

O crítico brasileiro Nilto Maciel afirmou na sua revista Literatura: “Se houver melhor poesia em Portugal do que a de António Salvado, então estamos diante de um fenómeno histórico, mais importante que o de Camões ou o de Pessoa”.

Por sua vez, o Nobel espanhol Vicente Aleixandre disse: “Poesia generosa que llega como una onda desplegada en liberdad…”.

E a catedrática de Coimbra Helena Rocha Pereira, entre outras apreciações, afirmou da poesia de António Salvado: “Grande e valiosa obra”.

Em sessão pública, e por ocasião de um colóquio internacional sobre a poesia de António Salvado, António dos Santos Pereira, catedrático da UBI, não hesitou em afirmar: “ A poesia de António Salvado é bem merecedora de um prémio Nobel”.

Respiguemos do posfácio de Luís Filipe Pereira: “Uma obra que deflagra como testemunho transfigurador de uma voz que, provinda da nascente do rio da poesia correndo pelo Poeta adentro, recusa as margens que existem e exige uma margem / um mundo por haver”; “… um universo poético impregnado pela fremente volubilidade da esperança e pela turbação prospectiva, com folhas de futuro em cada dia”.

Foto: crearensalamanca.com

Comentar