19.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
InícioCulturaForte das Batarias I foi invadido pelos soldados franceses

Forte das Batarias I foi invadido pelos soldados franceses

O Forte das Batarias I, em Proença-a-Nova, recebeu a 29 de julho, mais uma iniciativa do projeto Beira Baixa Cultural, integrado na Rota das Visitas Guiadas e Encenadas e promovida pelo Município de Proença-a-Nova.
os participantes assumiram o papel de invasores franceses, perante os camponeses proencenses em fúria que lutaram pela defesa do concelho.
Esta iniciativa representou as guerras peninsulares ao território português, numa viagem que remonta ao período entre o século XVII e Napoleão.
A visita começou com o enquadramento histórico feito pelo professor António Manuel Silva e com a visita ao Forte das Batarias I, quando de repente apareceram os camponeses em fúria que, perante os invasores franceses, os amarraram e os levaram perante o juiz, numa encenação do grupo de teatro Vaátão, fiel aos factos históricos, mas com carácter mais humorístico e descontraído.
Esta atividade repetir-se-á a 12 de agosto, integrada no 156º Passeio Pedestre – “Acordar o sol”, onde além do enquadramento histórico e da encenação histórica, contará com a observação dos astros e com a participação do astrofísico José de Matos.
As inscrições decorrem no Posto de Turismo até 9 de agosto.
A Rota das Visitas Guiadas e Encenadas pretende divulgar as estruturas militares existentes no concelho que remontam ao Séc. XVIII e às quais se dá o nome de Linha Defensiva das Talhadas-Moradal.
Esta era a primeira linha de defesa do território, face às invasões que entravam pela Beira-Baixa, de grande importância patrimonial, histórica e turística e ainda hoje permanecem na memória dos populares como sendo do “tempo dos franceses”.
Esta iniciativa vem juntar-se às já realizadas em abril, com a encenação dos rituais fúnebres na Anta do Vale do Alvito, em maio, com a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho, e em julho e agosto com as oficinas de iniciação à arqueologia.
Todas estas iniciativas constituem o programa de 2018 da Rota das Visitas Guiadas e Encenadas aos Monumentos Megalíticos, inseridas no projeto Beira Baixa Cultural,  promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
A próxima iniciativa deste programa acontecerá a 23 de setembro, inserida no programa do Festival do Plangaio e do Maranho, em Sobreira Formosa, e retratará a Batalha do Alvito, encenada pelo grupo de teatro Vivarte.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: