Dois anos depois de Miguel ter sido diagnosticado com Esclerose Múltipla continua a desafiar-se e aos 35 anos torna-se Tricampeão Nacional de Bodysurf.
A competição designada “Ocean Spirit” decorreu, em Julho deste ano, em Santa Cruz.
Esta que foi a quarta de 5 etapas, soma a este resultado, um primeiro em Carcavelos, um segundo lugar na Ericeira e um primeiro lugar em Peniche
Tal como o atleta afirma, “a vida com Esclerose Múltipla é um desafio constante e vou continuar a superar-me, diariamente”.
“Os primeiros sintomas surgiram em 2016, poucos meses antes de uma grande prova. Nessa altura, o apoio da minha família e dos meus amigos foi fundamental para eu me voltar a desafiar”, afirma Miguel.
Três meses depois do diagnóstico, começou a treinar para poder participar na prova.
Nesse ano, o atleta conseguiu o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Bodysurf.
No ano passado, repetiu o feito e este ano sagrou-se Tricampeão.
Apaixonado pelo desporto, Miguel não tenciona parar e está, neste momento, a preparar-se para uma prova da mesma modalidade, na Califórnia, já este mês.
Refira-se que a Esclerose Múltipla (E.M.) afeta mais de 8.000 pessoas em Portugal (Gisela Kobelt, 2009) e cerca de 2.500.000 pessoas em todo o mundo (dados da Organização Mundial de Saúde).
A esclerose múltipla é uma doença crónica e auto-imune, com efeitos nas capacidades físicas e neurológicas dos doentes.
Atinge sobretudo os jovens, em particular as mulheres numa proporção de dois para um em relação aos homens.
Quase dois quintos dos doentes precisam de ajuda de um amigo ou familiar – uma parte teve que mudar de trabalho ou reduzir horas para o fazer.
Miguel Rocha ganha título de Tricampeão do Campeonato Nacional de Bodysurf
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on