6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura A exposição “Quem tem vagar, faz colheres” patente no CCR até 30...

A exposição “Quem tem vagar, faz colheres” patente no CCR até 30 de outubro

A exposição “Quem tem vagar, faz colheres”, da designer e ilustradora Sílvia Lézico, foi inaugurada no dia 20 de julho e estará patente no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, até 30 de outubro de 2018.
A abertura da exposição, que é inspirada na arte pastoril, contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, do vereador João Carlos Sousa, e de vários convidados, amigos e admiradores do trabalho de Sílvia Lézico.
Os visitantes poderão apreciar cerca de 20 peças inspiradas na arte pastoril do Alentejo que entram em diálogo com um conjunto de objetos do concelho de Idanha-a-Nova, unindo os dois territórios.
Na inauguração da exposição, Idalina Costa sublinhou que Idanha “é um concelho que promove a cultura. Estamos sempre recetivos a receber exposições de qualidade como esta de Sílvia Lézico, até porque a arte pastoril é uma tradição que liga as regiões da Beira e do Alentejo”.
A mostra “Quem tem vagar, faz colheres” cruza as áreas da ilustração, do design, da etnografia e da arte popular, mostrando toda a riqueza da arte pastoril, feita de objetos do quotidiano, talhados e decorados à navalha por pastores no campo, nas suas horas vagas.
São essas histórias que o trabalho de Sílvia Lézico conta desde 2012.
A artista explica que “este projeto é movido pela paixão e por toda a riqueza do património pastoril do Alentejo. O objetivo é mergulhar no universo dos pastores e das suas belíssimas peças tradicionais para, a partir daí, construir ilustrações e objetos de design que honrem esse imaginário”.
O resultado é uma exposição onde a criação artística contemporânea coabita com objetos tradicionais, pertencentes às coleções do Centro Cultural Raiano / Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Câmara Municipal de Estremoz.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: