20 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 26, 2021
No menu items!
InícioCultura“Ilustres Personalidades” do concelho Proença-a-Nova em livro

“Ilustres Personalidades” do concelho Proença-a-Nova em livro

O livro “Ilustres Personalidades” foi apresentado publicamente, no dia 28 de julho, na Casa das Associações em Proença-a-Nova.
Alfredo Farinha, Alfredo Fernandes, Álvaro da Cunha, Assis Roda, Ezequiel Lopes Ribeiro, Guilhermina Lopes Farinha, João Crisóstomo Manso, João Fernandes Páscoa, João Pires e Joaquim Farinha: são estas as dez “Ilustres Personalidades” do concelho de Proença-a-Nova que são apresentadas no primeiro volume desta coleção, da responsabilidade da Magnalingue, ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento).
Na apresentação do livro, que tem na capa a Pedra das Letras, localizada próximo das Cimadas, o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, realçou a importância de preservar a memória.
“Um povo que não tem memória do seu passado, que não sabe reconhecer aqueles que, em vários patamares da sociedade, deram o seu contributo e fizeram desenvolver o seu concelho, é um povo que não honra a sua história e matriz identitária”, referiu.
Jorge Tomé, presidente da Magnalingue, ONGD, apresentou a publicação, referindo desde logo que há no concelho de Proença-a-Nova “muitas pessoas a quem alguns chamam ou denominam de ilustres, mas ilustres pelo seu desempenho durante a sua vida, com funções e com profissões das mais diversas, mas que no exercício das suas atividades tinham o reconhecimento dos seus pares”.
Neste primeiro livro, são apresentadas dez personalidades, oriundas de todas as freguesias do concelho, com maior predominância para Proença-a-Nova e Peral.
É objetivo da associação publicar novo volume no próximo ano. O livro, que custa 10€, pode ser solicitado diretamente à Magnlingue pelo email magnalingue@gmail.com.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: