Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas
Das muitas atividades que se realizaram em Viseu, Cidade do Dia de Descanso da Volta 2018, destaca-se a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP.
Cerca de 900 cicloturistas participaram nesta jornada de 83,9 quilómetros que durou toda a manhã de terça-feira aliando o convívio à prática do ciclismo amador.
Filipe Oliveira (Vulcal/Inplenitus) venceu pelo segundo ano consecutivo enquanto a primeira mulher a entrar na Avenida da Europa, ladeada pelas estruturas que receberam a Volta a Portugal no dia anterior foi Soraia Silva (Sopela Women’s Team).
A jornada de repouso ficou também marcada pela apresentação pública do livro ”O sonho é o princípio da conquista”, de Fernando Lebre e Paulo Rocha que retrata a carreira do ex-ciclista Rui Sousa, retirado da competição na Volta de 2017.
O livro divulgado no Solar do Vinho do Dão vai chegar às livrarias a 4 de setembro.
A Volta regressa à estrada esta quarta-feira
Depois do dia descanso, o pelotão irá enfrentar uma das etapas mais complicadas do percurso. Sernancelhe estreia-se a receber a partida para os 165,4 quilómetros com três terceiras categorias e uma primeira, em Torneiros.
Porém, haverá outras subidas não categorizadas que não vão dar descanso aos ciclistas.
A meta estará em Boticas, a cerca de 17 quilómetros depois da última montanha. Raúl Alarcón (W52-FCPorto) lidera a competição, tem 52 segundos de vantagem sobre Joni Brandão (Sporting-Tavira) e 1 minuto e 41 minutos sobre Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), que mantém a camisola dos pontos, a Verde Rubis Gás. Alarcón é também o líder da montanha, Camisola Azul Liberty Seguros. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-BlackJack) veste a Camisola Branca RTP da juventude, com o Sporting-Tavira a continuar na liderança coletiva.