18.8 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegionalSegredos da tigelada desvendados na Praia Fluvial de Aldeia Ruiva

Segredos da tigelada desvendados na Praia Fluvial de Aldeia Ruiva

Os segredos da tigelada de Proença-a-Nova foram desvendados na Praia Fluvial de Aldeia Ruiva na oficina de cultura e gastronomia realizada este sábado, 4 de agosto, orientada pelo chef Rui Lopes.
O chef apresentou um pouco da história associada àquela que é uma das principais especialidades gastronómicas da região e o modo de fazer.
Ovos, açúcar, leite de cabra, mel, raspa de limão, farinha e canela em pó: são estes os ingredientes usados para alcançar o sabor característico da tigelada, com pequenas variações consoante o tipo de mel, de leite e ovos escolhidos.
Os mais de 20 participantes puderam assim aprender a receita à medida que iam misturando todos os ingredientes diretamente no caçoulo de barro e, no final, levaram consigo a tigelada que fizeram.
Enquanto as tigeladas coziam, fez-se a prova de duas variações da receita da autoria do chef Rui Lopes: uma delas com queijo de cabra e pimenta rosa e outra com castanha, utilizando produtos tradicionais do concelho, os soutos eram frequentes na paisagem de Proença-a-Nova até há algumas décadas.
Luís Farinha, do Mel Doce Paixão, apresentou os diferentes tipo de mel existentes na região, do de rosmaninho ao multifloral, e de outros produtos, como o pólen, alimento multivitamínico.
Os ateliers de cultura e gastronomia, realizados no âmbito do programa Beira Baixa Cultural, regressam em setembro e outubro, com a realização do ciclo do pão, a 22 de setembro, inserido no Festival do Plangaio e do Maranho e novamente dos segredos da tigelada, a 27 de outubro, durante a Feira da Tigelada e do Mel.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: