17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaEspólio da escavação da Anta do Cão do Ribeiro entregue ao Município...

Espólio da escavação da Anta do Cão do Ribeiro entregue ao Município de Proença

Os artefactos encontrados durante a escavação arqueológica da Anta do Cão do Ribeiro, em exposição no auditório municipal, foram formalmente entregues ao Município de Proença-a-Nova pela equipa de arqueólogos que dinamizou os trabalhos, no âmbito do Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova (CAIPN).
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, referiu que os mesmos integrarão a futura Casa da Memória e da Cultura que será construída no antigo edifício da GNR, no Largo da Devesa, obra que se encontra em projeto.
Os instrumentos em pedra lascada, pedra polida e pedra afeiçoada, a conta de colar, os pedaços de cerâmica ou o artefacto simbólico são os primeiros a ficar na posse do Município, aos quais se irão juntar os restantes vestígios resultantes das escavações em curso nos diferentes locais arqueológicos em estudo: Forte das Batarias (Catraia Cimeira), Anta do Cabeço da Anta e Anta do Cimo do Vale do Alvito (Moitas) e Castelo do Chão do Trigo (Peral).
A entrega simbólica foi realizada durante o colóquio “Património e Arqueologia no Concelho de Proença-a-Nova” que, no dia 11 de agosto, juntou arqueólogos e especialistas de outras áreas que estão a investigar o património histórico do concelho.
“Os campos arqueológicos são um trabalho que diferencia o Município de Proença-a-Nova”, afirmou João Lobo na sessão de abertura, destacando os 152 alunos que já passaram pelas sete edições de CAIPN (101 portugueses e 51 estrangeiros).
Este modelo de campo arqueológico, que incide na formação de futuros arqueólogos, acaba por ter outros benefícios: “estes estudantes levam consigo um pouco do que é este território, das suas tradições e gentes, daquilo que podemos oferecer e, ao mesmo tempo, tornam-se embaixadores do nosso concelho”, afirmou.
Os trabalhos já desenvolvidos permitiram preparar dois locais arqueológicos para visita ao público (a Anta do Cão do Ribeiro e o Forte das Batarias), estando a decorrer escavações naquela que é a maior anta do território da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Para o presidente da Câmara, é fundamental o maior conhecimento que se vai tendo do concelho. “A importância deste campo para o Município é conhecermos os homens e as mulheres que passaram no território, alguns mais recentemente – há 250 anos – outros lá mais atrás, que definem aquela que foi a nossa evolução, mas, acima de tudo, fazem evoluir no presente o nosso território”, considera João Lobo.
No final do ano, o Município irá apresentar a monografia sobre a Arqueologia e o Património Tradicional no concelho de Proença-a-Nova, uma vez que muito deste estudo integra já o PDM de Proença-a-Nova na Carta do Património.
Em colaboração com a Associação de Estudos do Alto Tejo, continuam a ser desenvolvidos trabalhos de prospeção que têm dado frutos: em 2015, foram descobertos três sítios com achados do período da pré-história antiga (Paleolítico), um deles, uma pintura rupestre de um equídeo nas Portas do Almourão.
Da pré-história recente (neolítico e idade do ferro) foram identificados 55 sítios arqueológicos e da época romana e medieval, 50 sítios ou monumentos.
Já na época moderna e contemporânea, são 311, os locais considerados de importância histórica, onde se destacam os moinhos de água e de vento, igrejas ou uma serração movida a água.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading